Pessoas de resultado: O uso dos sete ponto-chaves


 I - OBRA 

GARCIA, Luiz Fernando. Pessoas de Resultado: Os sete ponto-chaves de quem se destaca sempre. São Paulo: Editora Gente, 2003. 

II - CREDENCIAIS DA AUTORIA

Luiz Fernando Garcia é formado em Administração de Empresas, com especialização em Mercadologia e psicólogo. No âmbito internacional, além de uma qualificação específica na área de relações humanas na Itália, é credenciado pela ONU (Organizações das Nações Unidas) para o desenvolvimento de educadores de empreendedores, donos de negócios e dirigentes de empresas no Brasil. 

Foi desenvolvedor, em 1997 da 1ª matriz curricular do empreendedorismo no Brasil, registrada no MEC. 

Treinou e capacitou todos os agentes envolvidos no desenvolvimento da Metodologia EMPRETEC no Brasil e na América Latina, nos anos de 1999 a 2002. Além disso, é empresário do ramo de confecções e da área de treinamento. 

III - CONCLUSÕES DA AUTORIA

O autor, produziu um livro, muito prático, embasado em experiências vividas e em estudos feitos principalmente a partir de entrevistas. 

Ele primeiramente transmite ao leitor, uma rápida revisão de sua vida no pensamento, de forma clara e nítida. A partir desse flashback, o individuo passa a reconhecer o que passou de maléfico e benéfico em sua vida. É a partir dessa revisão, que o leitor poderá traçar novos parâmetros de vivência. 

Pessoa refletindo

Além disso, busca- se uma reflexão sobre o que faz uma pessoa dar errado (título do capítulo 2, onde é abordado aspectos como a chamada arrogância da certeza, características adotada por pessoas de negócio, que nada mais são que a extensão de seus egos). 

Com base no que faz uma pessoa dar errado, e buscando características comuns aos indivíduos de Sucesso e pessoas empreendedoras, o autor identifica sete pontos chaves que devem ser adotados e praticados pelas pessoas que buscam resultados positivos em suas vidas, ou seja, que buscam o sucesso.

Em linhas gerais, esses pontos-chaves são: 

  • Visualização. Este é o ato de ver aquilo que se deseja. Visualizar seu futuro, seu desejo, com todos os detalhes; com todas as medidas; numa escala de tempo mensurável. Além disso, o medo (de que algo dê errado) deve existir para forçar o indivíduo a buscar cada vez mais o objeto desejado.
  • Desafio. Visto como parte inerente às operações mentais dos homens que se destacam em tudo. Os desafios devem ser vistos como estímulos à conquistas. É preciso aceitar os desafios para sair vitorioso
  • Manutenção do foco. Tão importante quanto os pontos anteriores, manter o foco, significa se manter no caminho, até chagar ao propósito desejado.
  • Criação de Mapas de Percurso. Para se chegar ao propósito desejado, é necessário traçar objetivos a serem alcançados, formando uma espécie de mapa. É a arte de planejar o caminho.
  • Expectância e Drive. Trata-se de alimentar a expectativa em torno do objetivo ou situação desejada
  • Tolerância à ambiguidade e à incerteza. Significa não temer a incerteza e o erro. O medo de errar é o que pode levar a pessoa ao insucesso. Desta maneira não se deve ter medo do erro, mas encará-lo como aprendizado
  • Reforçar sempre que conquistamos algo. É este reforço que garante a melhora na autoestima.

Ao final deste livro, o autor apresenta uma série de exercícios que buscam alcançar os resultados desejados pelo leitor. 

O Livro é um excelente auxílio, aos que buscam a leitura de um material simples, sem o uso de termos técnicos complicados e que apresenta uma metodologia eficaz e bastante prática. Leitura recomendada. (Diagramação: Thays B. Marinho)

Para adquirir esta obra, recomendamos a plataforma Amazon:

Pessoas de Resultado: Os sete ponto-chaves de quem se destaca sempre
Acessar página de vendas deste produto


POR: João Paulo Meira Marinho (Geógrafo licenciado pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem