03 ÓTIMAS REVISTAS GEOGRÁFICAS para publicar e estudar

Educação Ambiental: um dos temas discutidos na Revista "Caminhos da Geografia". Foto: SUAPE - Fonte: https://www.flickr.com/photos/complexodesuape/24438870718

CAMINHOS DE GEOGRAFIA (ISSN: 1678-6343) é uma publicação de divulgação da produção acadêmica e científica de Geografia e áreas afins, organizada e mantida pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. 

O formato eletrônico permite o seu acesso rápido e amplo, proporcionado pelas facilidades da Rede Mundial de Computadores (internet). 

Os resultados de investigações científicas e elaborações teóricas publicadas se prestam a ampliar as oportunidades de acesso ao debate acadêmico para pesquisadores, professores e alunos de Geografia e demais interessados nas questões do desenvolvimento da sociedade humana e sua relação com o meio ambiente. 

São disponibilizados inúmeros artigos, desde o lançamento da revista em outubro de 2000.

Clique no botão a seguir para acessar os artigos desta revista:

GEOgraphia (UFF)

GEOgraphia é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. 

Trata-se de um periódico voltado para estimular o debate do ensino, pesquisa e extensão, que tem por meta ser um canal aberto ao intercâmbio nacional e internacional entre os vários estudiosos e pesquisadores que se debruçam sobre a sociedade brasileira e o mundo. 

Pretende-se assegurar além da produção dos docentes e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação a presença de autores renomados da geografia brasileira e mundial. 

Uma sessão permanente é dedicada aos clássicos, com o objetivo de estimular a leitura e o debate de suas obras. 

São disponibilizados textos completos das edições nº 01(1999) até a edição atual. 

Clique no botão a seguir para acessar os artigos desta revista:
Revista Mercator

MERCATOR (ISSN: 1984-2201). Esta revista é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Ela visa funcionar como um canal de veiculação científico na Geografia Brasileira. 

“Trata-se de espaço privilegiado de divulgação de trabalhos científicos e de discussão de questões proeminentes para a sociedade, ciências naturais e ciências sociais, contribuindo no aprofundamento de questões relativas às dimensões regionais, nacionais e sua inserção no espaço global”. 

De acordo com a página de apresentação da revista, “MERCATOR busca contribuir na divulgação de reflexões sobre temas da atualidade, tais como a questão ambiental, assentamentos rurais e modernização do campo, uso e conservação dos recursos naturais, questão urbana e processos de metropolização, dinâmica da natureza, movimentos sociais no campo e na cidade, turismo e transformação do litoral, problemática regional, geoprocessamento, globalização e desenvolvimento

Você poderá acessar a página principal de apresentação da revista, diretamente no site do  Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará, porém o link para acesso à revista está com problemas (janeiro/2019). Para acessar esta página acesse aqui

Outro caminho por onde podemos acessar os artigos é a base de dados da Scielo. Por este caminho, podemos conferir os artigos a partir das edições nº 13 (2014), até a mais atual. Clique no botão a seguir para acessar estas edições:
Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem