O QUE ESTUDAR NA GEOGRAFIA?

Para compreendermos um pouco melhor o mundo em que vivemos, buscamos neste artigo responder a seguinte indagação: o que estudar na Geografia ? Quais os principais conceitos que servem de base para esta compreensão ? O que é espaço geográfico?

Para o primeiro questionamento, podemos afirmar que na Geografia estudamos a Terra em seus mais variados aspectos. Desde a parte física (relevo, clima, solo, vegetação, etc.) até a interação homem-natureza. Na verdade pode-se afirmar que o principal objeto de estudo desta ciência é justamente esta interação, já que ela é que vai resultar o conceito-chave e objeto de estudo da Geografia que é o Espaço Geográfico.

Já com relação à segunda pergunta, são diversos os conceitos trabalhados como, por exemplo: Paisagem (natural e cultural); Território; Região; Fluxos e Redes; Escala (Geográfica e Cartográfica); Espaço Geográfico; Lugar, entre outros.

Dentre estes conceitos, destacamos os dois últimos nesta postagem: o de "Espaço Geográfico" e o de "Lugar".
  • O "Espaço Geográfico" pode ser conceituado como a soma de lugares, que apresentam diferentes aspectos naturais, interligados por uma rede de relações (sociais, econômicas e políticas), instituídas em diferentes escalas geográficas (local, regional, nacional e global). Por ser uma consequência de um processo histórico, das particularidades da população, dos recursos técnicos das sociedades que habitam seus diversos lugares e da ordenação social e econômica, o espaço geográfico é diferenciado, sendo o ser humano considerado como o principal agente modificador deste espaço. 
  • Já o conceito de "Lugar" está relacionado a espaços que fazem parte de nossa existência. Sendo assim, a casa onde passamos nossa infância; as ruas que percorremos para ir até a escola; a praça que frequentamos na adolescência, tudo pode ser considerado como "nosso lugar". É este "nosso lugar" que vai influenciar diretamente na identidade de cada um. Durante nossa vida, passaremos por diversos lugares, exigindo de nossa parte uma grande capacidade de adaptação. Isso porém, não faz com que percamos nossa identidade, fruto de nosso lugar de origem. Não podemos deixar de considerar que nosso espaço nunca está isolado, fazendo parte de outros espaços, originando o conceito anterior conhecido como: Espaço Geográfico. 
Ambos os conceitos são fundamentais para facilitar o aprendizado e por isso criamos um infográfico com o significado de cada um, deixando o aprendizado mais dinâmico e interessante.

Aguarde em breve, mais conteúdo sobre as categorias de análise da Geografia.

Sinta-se à vontade para comentar, curtir nossas redes sociais e compartilhar este conteúdo, o que vai auxiliar na divulgação de nosso trabalho.

INFOGRÁFICO: O que estudar na Geografia?

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem