PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO MUNDIAL: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Regionalização do Espaço Mundial

PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO MUNDIAL: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS.

O presente artigo foi apresentado no IV Seminário da Pós-Graduação em Geografia – 2008, promovido pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Escrito por: Serlene Ana De Carli e Bruno Vieira de Deus, o artigo apresenta um breve estudo onde se busca compreender as diferentes concepções e perspectivas do pensamento geográfico relacionado ao conceito de região e regionalizaçãoPara tanto, os autores partem do pensamento geográfico moderno ao pós-moderno. 

Procurou-se através das concepções de alguns teóricos contemporâneos, entender o processo de regionalização provocado pela globalização. Este trabalho foi realizado a partir de dados secundários, das leituras de alguns teóricos que tratam do tema em questão. Optamos trabalhar neste artigo com os conceitos de região, territórios, estado, regionalização e globalização. 

Existem várias concepções geográficas (deterministas, positivistas, neo-positivista, possibilista, humanista e crítica); todas elas de certa forma contribuíram numa determinada época para o fortalecimento dos Estados, e no processo de regionalização dos espaços geográficos. 

Atualmente o processo de regionalização mundial através da globalização vem enfraquecendo o poder dos Estados-nações, da economia, da cultura, dos territórios e do ambiente, provocando muitos conflitos. 

Diante da nova regionalização imposta pela globalização, e da crise paradigmática pela qual vem passando a geografia e as demais ciências, é preciso que haja a reconstrução teórica do pensamento geográfico contemporâneo, para dar conta de analisar e explicar as mudanças que vêm ocorrendo. Esta conjuntura vem forçando a formação de novos conceitos e conhecimentos no campo da geografia e das demais ciências.” (Trecho extraído do resumo do trabalho).

Palavras-chave: pensamento geográfico; concepções; regionalização; globalização.

Confira o restante deste trabalho, clicando no link abaixo: 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem