A REGIÃO E O CONTEXTO DA MULTIDIMENSIONALIDADE DO PODER


A REGIÃO E O CONTEXTO DA MULTIDIMENSIONALIDADE DO PODER

Este artigo foi publicado no v. 02, edição nº 04, da Revista Geosul, (eISSN 2177-5230), Florianópolis, Santa Catarina, de 1987. 

Aqui, o autor Harrysson Luiz da Silva, estudante na época, do curso de Mestrado em Geografia da UFSC, discute as inúmeras dimensões de um dos conceitos-chave da Geografia: a Região. Segundo ele: “Ao longo do discurso geográfico indutivo (entenda-se aqui como experiências não sistematizadas) e a recente postura da geografia crítica, que preocupa-se em formular uma Teoria Marxista para a Geografia, ou uma Geografia Marxista, segundo Moraes e Costa, fez com que a região e suas problemáticas, passassem por várias e controvertidas revesses, principalmente, segundo Lacoste, numa escala diferencial de análise, com níveis também diferenciados. 

Os desdobramentos mais recentes caminham para outras discussões sobre o espaço e a região, onde a ação, a prática política e a decisão via Planejamento Urbano e Regional, ficam a mercê de forças e associações diversas. Conforme Pébayle, Hudson e Pocock, a percepção dos planejadores, difere do senso comum da população pelo fato dos mesmos estarem imersos em realidades diferentes, principalmente em se tratando de classes sociais e níveis socioeconômicos. Nestes casos a alocação de recursos pode ser, segundo o caso, neutral (quando não modifica a estrutura, apenas a reproduz), progressiva (quando altera e reestrutura a localidade), e regressiva (quando faz o sistema entrar em entropia, devido o descaso pelos seus problemas). As crises oriundas destas deliberações, residem principalmente na diferenciação do atendimento e da forma como são veiculadas as retribuições”. (Parte da introdução do artigo). 

Condensado em 12 páginas, o texto apresenta uma discussão bem interessante, sendo dividido em dois tópicos: A Região e o Momento Presente (1.1) e as Novas Relações Geopolíticas na Região (1.2).

Palavras-chave: Região; Geopolíticas; Relações de poder.

Bacana o assunto, não?

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem