MULTICULTURALIDADE E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE A CULTURA POPULAR NA BAIXADA CUIABANA

Pantaneiro Seu Dito Verde. em foto de Paulisson Miura. Licença: Alguns direitos reservados ao autor. O site não têm relação com o autor desta imagem. Clique na imagem para visualizá-la diretamente no Flickr (onde a mesma está hospedada)

Artigo de autoria da Prof.ª Dr.ª Sônia Regina Romancini, do Programa de Pós-Graduação em Geografia oferecido pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para o IX Colóquio Internacional de Geocrítica, realizado em Porto Alegre, de 28 de maio a 01 de junho de 2007, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A presente comunicação tem como objetivo discutir o papel das mulheres nas relações entre espaço e cultura através de sua participação na produção da cerâmica artesanal, na dança do siriri e na produção de redes artesanais na região denominada “Baixada Cuiabana”, com influência luso-indígena que caracteriza o período da mineração em Mato Grosso e da influência paraguaia e boliviana nesta região.” (Trecho extraído do resumo do trabalho). 

Geografia Cultural

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem