A DISCIPLINA DE CARTOGRAFIA ESCOLAR NA UNIVERSIDADE

Cartografia escolar
Artigo produzido por Ruth Emilia Nogueira, para a Revista Brasileira de Cartografia – RBC, nº 63, Edição Especial, 40 anos, 2011. 

Neste seu artigo, a autora destaca que “a recente reformulação do currículo do Curso de Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) permitiu que fosse criada uma nova disciplina para a licenciatura a ser ministrada na quinta fase, denominada de Cartografia Escolar

O programa dessa disciplina foi pensado para dar uma base de conhecimento teórico e possibilidades de exercitar algumas práticas na perspectiva do ensino da Cartografia na Educação Básica. 

Depois dessa disciplina ter sido ministrada por quatro semestres consecutivos, já é possível tecer críticas e mostrar as avaliações dos alunos sobre ela. Também é intuito indicar aqui os caminhos que conduziram à criação da disciplina, apresentar e discutir o currículo e a metodologia de ensino, trazendo também algumas reflexões e as vivências da autora. 

A partir da avaliação conjunta dos alunos e da professora, ao finalizar cada turma, estamos convictos de que a disciplina Cartografia Escolar deve fazer parte dos currículos de todos os cursos de Licenciatura em Geografia”. (Texto-resumo do artigo).

Segundo a autora deste artigo, a chamada "Cartografia Escolar" teve como discussão de origem, o Colóquio de Cartografia para Crianças, realizado na UNESP de Rio Claro em 1995. 

Com o passar do tempo, o tema ganhou novos adeptos e se expandiu sendo entendida por diversos pesquisadores, como um processo de construção e significação contínuo que leva em conta o desenvolvimento espacial e cognitivo dos estudantes. Neste contexto, a "Cartografia Escolar", não deve ser entendida apenas como um conteúdo, por exemplo,  da 5ª série (6º ano) dentro da disciplina Geografia.

Achou interessante o conteúdo?

Confira o texto completo, clicando no link a seguir:


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem