OS DIFERENTES SABERES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA.

Ensino de Geografia

O presente artigo se propõe discutir a questão dos diferentes saberes na formação do professor de geografia, ou seja, a questão da formação deste profissional diante das novas necessidades impostas pelas mudanças sociais do mundo contemporâneo. 

Importante afirmar que este artigo teve como intuito somente apresentar aspectos significativos referentes à questão do saber do professor de geografia sem, no entanto, ter a pretensão de abordar todos os seus aspectos e variáveis ou ainda apresentar todos os autores brasileiros que trabalham com essa importante questão. 

Esse tema envolve aspectos essenciais na discussão da área de educação, em especial, no ensino de geografia. Aspectos associados à formação docente, como o conhecimento teórico-metodológico, a concepção pedagógica e de prática escolar, assim como o compromisso com a educação social e transformadora estão envolvidos na questão.

Discutir os diferentes saberes na formação do professor de geografia exige inicialmente explicitar e valorizar a sociedade como foco de estudo da ciência geográfica tendo no espaço geográfico e, em sua totalidade, o objeto da geografia. Esta afirmação é expressiva, pois na prática escolar, assim como na formação universitária (graduação) o professor de geografia necessita conhecer e assumir uma posição diante da epistemologia geográfica, assim como da teoria pedagógica que adotará para trabalhar os conceitos geográficos em sala de aula”. (Texto-resumo do artigo). 

Este artigo foi produzido por Wilson Martins Lopes Junior, Doutor em Geografia – Análise Ambiental e Dinâmica Territorial pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e foi publicado na Revista ACTA Geográfica, vol. 04, n°7 (2010). 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem