ÁLVARO MARCHESI (Nova Escola)

Álvaro Marchesi

Nesta entrevista, Álvaro Marchesi dá sua contribuição à educação, respondendo a algumas questões relacionadas à forma como os jovens têm trazido novas problemáticas para a escola e como o mesmo enfrentou as críticas à reforma que comandou, na Espanha, além de comentar os dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) no Brasil, inspirados em suas idéias.

Por sua atuação na Educação, Álvaro Marchesi já foi eleito uma das 50 personalidades mais importantes da Espanha. 

Formado em Psicologia pela Universidade de Madri, ele foi um dos responsáveis pela reforma educacional implantada em 1990 em seu país. A Lei de Ordenação Geral do Sistema Educativo, considerada avançada por pregar a diversidade, tornou o ensino obrigatório e gratuito até os 16 anos, deu mais autonomia às escolas, incluiu alunos com deficiência no sistema regular e agregou o ensino profissionalizante ao nível médio, entre outras mudanças – todas muito contestadas.

A violência é sem dúvida um grave problema para a humanidade, mas por que agora parece que tudo está mais difícil? Porque antes tínhamos menos estudantes. A escola sempre foi voltada às crianças de classe média. E mais: tinha como objetivo atender àqueles que tinham poucos problemas de aprendizagem. Hoje, ela deve acolher todos, sejam de classe média ou baixa, com ou sem família, com deficiência ou não. A vantagem é de todos nós. Ganhamos a possibilidade de viver em países mais justos.” (Trecho extraído da entrevista).

Clique no botão a seguir e leia a entrevista: “Cidadania só faz sentido quando os alunos são respeitados”.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem