AZIZ Ab’SABER (Nova Escola)

AZIZ Ab’SABER

Professor emérito e membro do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), Ab’Saber dedicou grande parte de sua vida a conhecer detalhadamente o território brasileiro, estudando a Geografia e a Geomorfologia de nosso país.

Nesta entrevista, concedida à Revista Nova Escola, o professor fala sobre o verdadeiro sentido da educação e sobre sua proposta de regionalização do ensino.

Segundo o professor, “o papel do professor de Educação Básica deve ser o de incentivar os alunos a construir o conhecimento da região onde vivem, desde os limites territoriais até as características geográficas, econômicas e políticas. Essas informações servirão para ele se localizar como cidadão e sempre servirão de base para qualquer estudo de espaços maiores, as chamadas macro-regiões. Nesse sentido, um estudante da Bahia precisa conhecer as outras regiões do país. Isso é importante, claro. Na verdade, é um conhecimento acumulado e, portanto, menos fundamental que os objetos de estudo imediato. Por tudo isso, repito: o primeiro passo deveria ser incorporar a filosofia do processo que se baseia no saber local, investir na formação dos professores e, só então, exigir resultados melhores.” (Trecho extraído da entrevista).

Clique no botão a seguir e leia a entrevista:


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem