Vídeo-aulas de Geografia (Ens. Médio) do "Telecurso" (Parte 05)

Geografia das indústrias

Nesta quinta postagem sequência das Vídeo-aulas de Geografia (Ens. Médio) do "Telecurso", continuamos apresentando os vídeos do Telecurso, uma tecnologia que faz uso da metodologia das teleaulas para levar o conhecimento aos mais variados lugares do Brasil, ofertando vídeo-aulas, nas várias áreas do conhecimento. 

Estamos relacionando nesta sequência de postagens, as teleaulas de Geografia, do Ensino Médio.

Bons estudos.

Aula 26 - Geografia - Ens. Médio - A indústria no Brasil

O cinturão urbano-industrial do Brasil. A dinâmica do desenvolvimento desigual impõe ritmos diferentes às regiões brasileiras. Você vai constatar que esse modelo de desenvolvimento resulta numa grande concentração de pessoas, investimentos e informações na área industrial comandada por São Paulo. Além disso, aprenderá que essa área forma um cinturão urbano-industrial a partir do Sudeste, que incorpora a região Sul e se estende pelo Centro-Oeste, acelerando o avanço da ocupação agrícola e a diversificação do papel das cidades da região.


Aula 27 - Geografia - Ens. Médio - Brasil: Região Nordeste

O domínio agrário-mercantil. A região Nordeste enfrenta muitos desafios. Você verá que a estrutura agrária é um deles, pois tem papel importante na permanência da pobreza rural e no atraso do processo de desenvolvimento. Além disso, você aprenderá quais são as subdivisões da região Nordeste do Brasil e suas características naturais e sócio-econômicas.


Aula 28 - Geografia - Ens. Médio - Brasil: Amazônia

Amazônia, a grande fronteira. O tema desta teleaula será a Amazônia. Você vai aprender como o Estado brasileiro promoveu o avanço do povoamento e a ocupação do território na Amazônia, com subsídios, projetos de mineração e agropecuários. Além disso, verá quais foram os resultados dessa estratégia e saberá sobre os conflitos que a ocupação provocou e ainda provoca.



Obs. Os direitos autorais destes vídeos, pertencem aos proprietários dos mesmos. Nosso site não hospeda nenhum vídeo aqui apresentado, apenas disponibiliza o link ou player (que executa esses filmes). Este material está hospedado no site You Tube.

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem