Vídeo-aulas de Geografia (Ens. Médio) do "Telecurso" (Parte 04)

Aspecto urbano - Chicago - Estados Unidos da América

Nesta quarta postagem sequência das Vídeo-aulas de Geografia (Ens. Médio) do “Telecurso”, continuamos apresentando os vídeos do Telecurso, uma tecnologia que faz uso da metodologia das teleaulas para levar o conhecimento aos mais variados lugares do Brasil, ofertando vídeo-aulas, nas várias áreas do conhecimento.

Estamos relacionando nesta sequência de postagens, as teleaulas de Geografia, do Ensino Médio.

Bons estudos!

Aula 23 – Geografia – Ens. Médio – Fronteira agrícola

Uma fronteira em movimento. A grande disponibilidade de terra teve muitos efeitos nos processos de industrialização e urbanização do país. Você verá que a fronteira agrícola esteve diretamente ligada ao processo de industrialização e que a possibilidade de se deslocar de um lugar para o outro foi – e ainda é – essencial para a sobrevivência do trabalhador brasileiro.


Aula 24 – Geografia – Ens. Médio – Geografia urbana

Entre condomínios e favelas. A principal característica da urbanização brasileira é a rapidez de crescimento. Você vai compreender como o crescimento das cidades está ligado à atividade industrial, gerando aglomerações urbanas com distintos níveis de hierarquia regional. Além disso, verá como a pobreza urbana reflete as desigualdades presentes na economia brasileira.


Aula 25 – Geografia – Ens. Médio – Geografia urbana II

Cidade mundial, domínios e fronteiras. Quais as características da modernização no Brasil? Você verá como a industrialização brasileira foi consolidada por meio de uma via autoritária – conduzida pelo Estado – dentro de um processo que ficou conhecido como modernização conservadora. Além disso, vai entender como ela marcou profundamente a organização espacial do território nacional, hierarquizando-o a partir de uma cidade mundial em domínio e fronteiras.


Obs. Os direitos autorais destes vídeos, pertencem aos proprietários dos mesmos. Nosso site não hospeda nenhum vídeo aqui apresentado, apenas disponibiliza o link ou player (que executa esses filmes). Este material está hospedado no site You Tube.


Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem