Vídeo-aulas de Geografia (Ens. Médio) do "Telecurso" (Parte 03)

Estudando com as vídeos-aulas do telecurso

Continuamos apresentando nesta postagem, os vídeos do Telecurso, uma tecnologia que faz uso da metodologia das teleaulas para levar o conhecimento aos mais variados lugares do Brasil, ofertando vídeo-aulas, nas várias áreas do conhecimento.

Estamos relacionando nesta sequência de postagens, as teleaulas de Geografia, do Ensino Médio.
Bons estudos.

Aula 12 - Geografia - Ens. Médio - Decifrar as formas

As geociências são muito importantes na compreensão da história natural do planeta e no uso racional de seus recursos. Você aprenderá que a história geológica da Terra é dividida em "eras" e que é possível datar os processos naturais que resultaram em mudanças na superfície do planeta.


Aula 13 - Geografia - Ens. Médio - Climatologia

Identificar os processos. No passado, as grandes glaciações provocaram mudanças no clima. Você verá que esses climas que não existem mais são chamados de paleoclimas. Além disso, aprenderá que o climograma é utilizado para classificar os climas em função dos índices de temperatura e precipitação e que a Meteorologia ajuda a compreender a distribuição dos fluxos de energia na atmosfera.


Aula 14 - Geografia - Ens. Médio - Morfogênese

Combinar as forças. A força das águas e dos ventos influencia no modelado do relevo, chamado de morfogênese. Você verá como o movimento da água dos mares influi no litoral - tirando material de uma área e depositando em outra - e aprenderá que a dinâmica das águas pluviais e fluviais é responsável pelo surgimento dos vales.


Aula 15 - Geografia - Ens. Médio - Tipos de solo

Os solos se desenvolveram a partir de minerais e matéria orgânica, num processo chamado de pedogênese. Você verá que eles, quando bem formados, são compostos por três camadas - os horizontes. Além disso, aprenderá que um solo é considerado jovem quando só possui duas camadas e que os principais grupos de solos podem ser classificados pela associação com a vegetação.


Aula 16 - Geografia - Ens. Médio - Classificações geográficas

Distinguir os conjuntos. Os biomas formam grandes conjuntos que procuram classificar e ordenar os sistemas de vida existentes na biosfera. Você conhecerá as propostas de desenvolvimento sustentável que têm levado os órgãos internacionais a adotar os biomas como unidades de gestão ambiental em escala planetária.


Aula 17 - Geografia - Ens. Médio - Geosistemas

Descobrir as ligações. Você verá que sistemas ecológicos são subconjuntos da biosfera e que geossistemas são unidades de estudo geográfico que relacionam os componentes naturais e sociais das diferentes paisagens.


Aula 18 - Geografia - Ens. Médio - Acompanhar as mudanças

Acompanhar as mudanças. Ao longo do tempo, as sociedades humanas foram modificando suas relações com a natureza. Você saberá como as inovações influenciam a formação territorial e como o mercado mundial está relacionado com os problemas ambientais globais. Além disso, verá que o espaço geográfico está se transformando e seu motor de transformação mais importante é sua estrutura sócio-econômica.


Aula 19 - Geografia - Ens. Médio - Riscos ambientais

Perceber os riscos. Na teleaula 19, você vai conhecer a noção de risco ambiental, vai saber como o perigo pode ser real ou potencial, ainda vai aprender como avaliar e também analisar os diferentes tipos de riscos.


Aula 20 - Geografia - Ens. Médio - Propor alternativas

O desenvolvimento sustentável busca criar uma nova relação entre o homem e seu meio ambiente. Você aprenderá que, para isso, é necessário conciliar preservação da natureza, qualidade de vida e desenvolvimento econômico. Além disso, verá de que maneira o desenvolvimento da região amazônica traz à tona as teorias de sustentabilidade econômica.


Aula 21 - Geografia - Ens. Médio - Quantos Brasis existem?

Você verá como o Brasil do futuro convive com o Brasil do passado. Além disso, vai aprender que o desenvolvimento da economia não se traduz em igualdade social e de oportunidades e conhecerá o modelo de desenvolvimento que estimulou essas contradições.


Aula 22 - Geografia - Ens. Médio - Colonização brasileira

Cultura ibérica e natureza tropical. A colonização influenciou tanto a formação territorial, quanto a formação social do Brasil. Você verá como a luta pelo poder entre as potências da época determinaram as fronteiras nacionais. Além disso, saberá como a política de exportação de produtos tropicais e a adoção de trabalho escravo marcaram profundamente a economia e a sociedade.


Obs. Os direitos autorais destes vídeos, pertencem aos proprietários dos mesmos. Nosso site não hospeda nenhum vídeo aqui apresentado, apenas disponibiliza o link ou player (que executa esses filmes). Este material está hospedado no site You Tube.
Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem