Vídeo-aulas de Geografia (Ens. Médio) do "Telecurso" (Parte 02)

Foto: Getty Images

Aula 06 - Geografia - Ensin. Médio - Território Nacional

Viver em um mundo de nações. O território nacional é a base natural do Estado, delimitado por suas fronteiras. Você verá que, muitas vezes, os limites dos Estados não coincidem com os limites de uma nação, o que pode se tornar motivo para conflitos internos e de fronteiras.


Aula 07 - Geografia - Ensino. Médio - Habitar Campos e cidades

Até o século XIX, os homens foram essencialmente agricultores. Porém, você verá que, a partir da Revolução Industrial, ocorreram em todo o planeta significativas mudanças econômicas, políticas e culturais. Além disso, aprenderá que a urbanização e a metropolização são processos que se aceleraram nas últimas décadas, tanto nos países industrializados como nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.


Aula 08 - Geografia - Ensin. Médio - Trabalhar as Regiões

Em Geografia, o conceito de região admite muitas interpretações. Você verá que os níveis de integração de uma região se dão por meio de vários estágios de desenvolvimento do sistema urbano: a sementeira, a bacia e a rede urbana. Além disso, constatará que os diferentes níveis de integração dessas regiões explicam boa parte das desigualdades regionais, pois levam essas regiões a um ritmo diferenciado de crescimento.


Aula 09 - Geografia - Ens. Médio - Ligar-se às Redes

A distância entre os pontos geográficos na superfície da Terra diminuiu em função dos novos meios de comunicação. Você verá que, hoje em dia, o mercado mundial precisa de redes globais de circulação de informações e de transporte. Além disso, aprenderá que o traçado das redes tem papel decisivo na organização do espaço geográfico, estabelecendo conexões entre cidades e regiões, em uma estrutura mundial.


Aula 10 - Geografia - Ensino Médio - Navegar informações

Vivemos em um mundo onde o acesso à informação é vital. Você saberá que isso se deve ao fato dela ter se transformado em mercadoria de compra e venda. Além disso, verá que a internet e a telefonia celular têm se expandido de forma vertiginosa, mas que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que todos tenham acesso ao infoespaço.


Aula 11 - Geografia - Ens. Médio - Descrever o lugar (Mapa)

Mapa - ou cartograma - é o meio de comunicação visual que representa os fatos com maior generalização, quanto maior a escala utilizada. Você aprenderá que a ciência de produzir mapas chama-se cartografia, que pode ser sistemática, temática, analógica e, mais recentemente, digital - que permite rapidez e precisão na representação espacial de dados geográficos.


Obs. Os direitos autorais destes vídeos, pertencem aos proprietários dos mesmos. Nosso site não hospeda nenhum vídeo aqui apresentado, apenas disponibiliza o link ou player (que executa esses filmes). Este material está hospedado no site You Tube.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem