Vídeo-aulas de Geografia (Ens. Médio) do "Telecurso" (Parte 01)

Vista de la geografia del Corregimiento de San Antonio de Prado, Medellín, Colombia. Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:San_Antonio_de_Prado-Geografia.JPG

Considerado uma tecnologia educacional, o "Telecurso" oferece escolaridade básica a quem precisa, através de inúmeras vídeo-aulas (também conhecidas como teleaulas).

"Desde 1995, a Fundação Roberto Marinho, por meio de parcerias com prefeituras, governos e instituições públicas e particulares, já implementou, em todo Brasil, 32 mil salas de aula com a Metodologia Telessala. Com essa metodologia, o professor atua como mediador de aprendizagem, utilizando, em suas aulas, os livros do Telecurso, as teleaulas e material didático complementar – cadernos de cultura, livros de literatura, dicionários, mapas. A metodologia prevê o ensino das disciplinas por módulos, e não séries, como o ensino regular no país." (Trecho extraído da página: "O que é", do site oficial do telecurso. Você pode conhecer mais visitando o site: http://www.telecurso.org.br).
Bons estudos!

Aula 01 - Geografia - Ensino Médio - Introdução

"O espaço da Geografia. Tendo como objeto de estudo o espaço geográfico, você vai ver que os métodos da ciência chamada Geografia vão além de descrever a superfície da Terra, as montanhas, os rios, os vales. Ela procura saber, por exemplo, o que tem a ver a nascente de um rio no alto da montanha com a enchente num vale e, ainda, avaliar o que nós seres humanos transformamos na natureza".


Aula 02 - Geografia - Ensino Médio - Observação da Paisagem

A ação do homem, no decorrer do tempo histórico, transforma a paisagem natural em paisagem humanizada. Você aprenderá que as novas técnicas científicas de sensoriamento remoto ampliam a capacidade de observação da paisagem, mas não dispensam a observação direta.


Aula 03 - Geografia - Ensino Médio - Pensar em Escalas

Aprendendo o que são e para que servem as escalas geográficas, você verá que a diferenciação e a articulação delas, feitas ao mesmo tempo, são capazes de dar uma ideia mais clara das transformações por quais passa o mundo atual.


 Aula 04 - Geografia Ensino Médio - Meio ambiente

O conceito de meio ambiente contempla as transformações introduzidas no meio natural pela atividade humana. Você verá que essa atividade se dá em diferentes escalas geográficas - desde o local, até o global. Além disso, saberá que a agricultura e a indústria provocam impactos ambientais que podem gerar efeitos negativos sobre o meio ambiente.


 Aula 05 - Geografia Ensino Médio - Territórios

Muitas relações de poder se estabelecem a partir dos territórios. Você aprenderá que o domínio sobre um território contribui para reforçar a identidade cultural de um grupo social.


Obs. Os direitos autorais destes vídeos, pertencem aos proprietários dos mesmos. Nosso site não hospeda nenhum vídeo aqui apresentado, apenas disponibiliza o link ou player (que executa esses filmes). Este material está hospedado no site You Tube.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem