Resumo: "DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS"

Definição dos objetivos

Resumo do Texto: "Definição dos objetivos", do livro: "POR QUE PLANEJAR?" COMO PLANEJAR" (referência no final) 
Por: João Paulo Meira Marinho 

Na elaboração do planejamento de ensino (também chamado de planejamento anual), após realizar o período de sondagem, onde se busca conhecer a realidade dos alunos, dos professores e da escola, segue-se o período de definição e delimitação dos objetivos dos alunos e dos professores, com relação à disciplina e aos conteúdos a serem aplicados. 

Neste momento deve-se considerar que os objetivos dos conteúdos são relacionados diretamente às necessidades e interesses dos alunos, ou seja, são os alunos que devem ajudar a determinar os conteúdos a serem aplicados. 

Sala de aula
Lembre-se: os alunos devem ajudar a determinar os conteúdos a serem aplicados

A busca dos objetivos deve buscar responder às seguintes questões: o que se quer alcançar? onde se quer chegar? e com que meios se pretende agir. 

A elaboração dos objetivos deve ser feita de forma clara e direta, pois estes devem indicar as linhas, os caminhos e os meios para toda a ação a ser desenvolvida. 

Um objetivo pode ser definido como um propósito ou alvo que se pretende atingir. Tudo aquilo que se deseja alcançar através de uma ação clara e explícita, pode ser chamado de objetivo. 

Objetivo como alvo
Um objetivo pode ser definido como um propósito ou alvo que se pretende atingir

Outro ponto importante para se ter uma boa definição dos objetivos para uma disciplina ou conteúdos é fazer com que estes apresentem as seguintes características principais:

  • Clareza. Os objetivos devem expressar exatamente aquilo que se quer dizer, utilizando-se de uma linguagem que transmita, de forma concreta e objetiva o que se quer alcançar; esta é uma característica fundamental e necessária para que o objetivo se torne algo concreto, possível de ser trabalhado e avaliado.
  • Simplicidade. Esta característica exige que os objetivos propostos, sejam simples e diretos, contemplando a realidade concreta dos alunos, dos professores e das escolas. Desta forma, objetivos complexos e amplos, podem não surtir os efeitos desejados, devendo portanto serem especificados e transformados, para realidades mais claras e concretas a se atingir.
  • Validade. Para um objetivo ser válido significa demonstrar valor e utilidade para satisfazer as necessidades, interesses e capacidade dos alunos. O objetivo será válido e útil quando manifestar consistência e profundidade no contexto e conteúdo, ou seja, que seu conteúdo tenha profundos e reais valores.
  • Operacionalidade. Significa a facilidade que um objetivo têm de ser atingido através de ações possíveis de ser realizadas. È a viabilidade que se têm para se atingir um objetivo. Todo objetivo que pode ser feito, trabalhado, agilizado ou operacionalizado, é considerado um bom objetivo.
  • Observável. Um objetivo eficiente, é aquele que, devido a uma ação determinada, transforma-se em resultado concreto e observável. Assim, ao definirmos um objetivo devemos perguntar se esse objetivo pode ser observado e avaliado. 
Para se definir os objetivos de ensino na sala de aula, os professores o fazem em três níveis: Objetivos gerais; específicos e operacionais.

  • Os objetivos gerais, são aqueles que são comuns à maior parte do todo. São ideais vagas e genéricas em seus conteúdos, em sua comunicação e expressão. Os objetivos gerais traduzem a grosso modo, aonde se quer chegar, sem se preocupar em como fazê-lo. São amplos, abrangentes e são observáveis a longo prazo.
  • Os objetivos específicos, são aqueles que expressam uma ideia particular, que estabelece e indica objetivamente as características e particularidades de algo. Todo objetivo específico, é o desdobramento de objetivos gerais. São objetivos mais concretos e bem explícitos para que possam ser observados e avaliados com mais segurança. São concretos, delimitados e observáveis a médio e a curto prazo
  • Os objetivos operacionais, são aqueles que podem ser executados e atingidos através de uma ação concreta e objetiva. Estes são decorrências do objetivo específico. É importante observar que o objetivo operacional, torna o objetivo específico, mais concreto e detalhado, para ser melhor trabalhado e avaliado. No caso dos objetivos operacionais para o ensino, pode-se dizer que estes serão os que vão ser trabalhados concretamente, na sala de aula, através de atividades e experiências bem determinadas. 
Para concluir podemos finalizar afirmando que qualquer tipo de trabalho com objetivos, deve ser planejado considerando-se as características expostas acima, buscando assim atingir os resultados satisfatórios. 

O texto ainda apresenta exemplos dos três tipos de objetivos abordados, sendo uma ótima referência para quem está na etapa de planejamento de aulas, ensino ou projetos, bem como outros tipos de produção. 


Referência: MENEGOLLA, Maximiliano; SANT'ANNA, Ilza Martins. Por que Planejar? Como Planejar: currículo - área - aula. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 1993. Pág. 77 a 86.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem