Infelizmente, devido à falta de recursos técnicos e financeiros, além de muitas vezes faltar vontade política, os trabalhos de ordenar a disposição dos resíduos ficam prejudicados e o lixo acaba, em diversas vezes sendo lançado diretamente no solo, no ar e nas águas, provocando poluição do meio ambiente e reduzindo a qualidade de vida.
A problemática deste trabalho de pesquisa é o município de Tangará da Serra/MT, distante cerca de 240 quilômetros da capital do Estado.
A ideia principal é identificar e analisar a forma como é conduzida a gestão de resíduos sólidos urbanos no município, destacando que a responsabilidade desta ação não deve ser única do poder público, mas de todos os atores da sociedade tangaraense.
Metodologicamente, para atingir os objetivos propostos e proporcionar maior familiaridade com o tema, desenvolvemos uma pesquisa exploratória, cujo procedimento técnico adotado foi o levantamento bibliográfico e o estudo de campo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas aos gestores de resíduos sólidos urbanos do local. Como a questão da educação ambiental deve ser prioritária em qualquer plano de manejo de resíduos sólidos, optamos também por verificar que tipo de ações estão sendo desenvolvidas no município neste sentido.
A justificativa este trabalho está relacionada diretamente com a preservação ambiental, haja vista que o lixo mal gerenciado provoca uma série de problemas de ordem ambiental e de saúde pública."
Os parágrafos acima fazem parte do resumo da dissertação de mestrado produzida por João Paulo Meira Marinho, apresentado ao Programa de Pós Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Geografia.
Palavras-chave: Resíduos sólidos, educação ambiental, poluição, reciclagem
Clique no botão a seguir e confira este trabalho na íntegra.
Obs.: É permitida a reprodução parcial ou total desde que citada a fonte.
Como citar: MARINHO, João Paulo Meira. Gestão de resíduos sólidos em Tangará da Serra - MT. Orientador: Deocleciano Bittencourt Rosa. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2010. Disponível em: https://www.visaogeografica.com/2024/02/gestao-de-residuos-solidos-em-tangara.html. Acesso em: 15 fev. 2024.
Postar um comentário