GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM TANGARÁ DA SERRA - MT

Caminhão coletor de resíduos recicláveis

"Representando um problema sério para os órgãos responsáveis pela limpeza pública e para toda a sociedade, o acúmulo de resíduos das mais variadas espécies acaba dando origem ao lixo urbano, que necessita de um destino final adequado. 

Infelizmente, devido à falta de recursos técnicos e financeiros, além de muitas vezes faltar vontade política, os trabalhos de ordenar a disposição dos resíduos ficam prejudicados e o lixo acaba, em diversas vezes sendo lançado diretamente no solo, no ar e nas águas, provocando poluição do meio ambiente e reduzindo a qualidade de vida. 

A problemática deste trabalho de pesquisa é o município de Tangará da Serra/MT, distante cerca de 240 quilômetros da capital do Estado. 

A ideia principal é identificar e analisar a forma como é conduzida a gestão de resíduos sólidos urbanos no município, destacando que a responsabilidade desta ação não deve ser única do poder público, mas de todos os atores da sociedade tangaraense. 

Metodologicamente, para atingir os objetivos propostos e proporcionar maior familiaridade com o tema, desenvolvemos uma pesquisa exploratória, cujo procedimento técnico adotado foi o levantamento bibliográfico e o estudo de campo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas aos gestores de resíduos sólidos urbanos do local. Como a questão da educação ambiental deve ser prioritária em qualquer plano de manejo de resíduos sólidos, optamos também por verificar que tipo de ações estão sendo desenvolvidas no município neste sentido. 

A justificativa este trabalho está relacionada diretamente com a preservação ambiental, haja vista que o lixo mal gerenciado provoca uma série de problemas de ordem ambiental e de saúde pública."

Os parágrafos acima fazem parte do resumo da dissertação de mestrado produzida por João Paulo Meira Marinhoapresentado ao Programa de Pós Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Geografia.

Palavras-chave: Resíduos sólidos, educação ambiental, poluição, reciclagem

Clique no botão a seguir e confira este trabalho na íntegra.
Clique aqui para acessar
Obs.: É permitida a reprodução parcial ou total desde que citada a fonte.

Como citar: MARINHO, João Paulo Meira. Gestão de resíduos sólidos em Tangará da Serra - MT. Orientador: Deocleciano Bittencourt Rosa. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2010. Disponível em: https://www.visaogeografica.com/2024/02/gestao-de-residuos-solidos-em-tangara.html. Acesso em: 15 fev. 2024.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem