A CARTOGRAFIA (Fernand Joly) - Papirus Editora



Cartografia é a ciência e a arte de criar mapas, representando a superfície da Terra ou outros corpos celestes de forma visualmente compreensível. Ela envolve a coleta, análise e interpretação de dados geográficos e geoespaciais para produzir representações precisas e úteis do mundo físico, aspectos culturais, sociais e econômicos do ambiente humano.

Além disso, a cartografia está intrinsecamente ligada a diversas outras áreas do conhecimento como a Geografia, a geodésia, o sensoriamento remoto e os sistemas de informação geográfica (SIG), desempenhando um papel essencial em uma ampla gama de aplicações, desde a navegação e planejamento urbano até a gestão ambiental e a tomada de decisões políticas.


Nossa dica de hoje é a obra: “A CARTOGRAFIA”, de Fernand Joly, professor na Universidade de Paris 7 e diretor do Centre d’Etudes et de Réalisations Cartographiques (CERCG), laboratório do CNRS. Trata-se de uma abordagem sobre diversos aspectos do fascinante mundo da cartografia. Publicado pela Editora Papirus, este livro oferece uma perspectiva única sobre a arte e a ciência por trás da criação de mapas, destacando sua importância histórica, cultural e tecnológica.

Ao longo do livro, Joly apresenta uma boa discussão sobre a cartografia enquanto “linguagem cartográfica”, discutindo por exemplo em seu capítulo 1 a questão da semiologia gráfica, os componentes de localização (x = longitude e y=latitude), componentes de qualificação as variáveis visuais, a simbologia cartográfica, a escala e as generalizações, as técnicas cartográficas e a automação (cartografia automática).


A imagem acima é sobre as “variáveis visuais” um dos assuntos discutidos no livro (pg. 13)

Já em seu capítulo 2: Conhecer e representar a Terra o livro apresenta diversos conceitos relacionados à importância sobre conhecer o planeta em que habitamos. Vemos discussão sobre a representação da terra: a cartografia topográfica; a geomática; as plantas de grande escala: cadastrais; planos diretores; plantas de cidades; plantas de obras; coordenadas terrestres (meridianos e os paralelos); Geodésia; Projeções; questões sobre sensoriamento remoto e geomática, etc.

Os demais capítulos do livro discutem a “análise do espaço geográfico” em seu capítulo 3; o “controle e a gestão do meio ambiente” (capítulo 4) e a questão das “qualidades e limites do mapa”.

"A Cartografia" é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada na arte e na ciência dos mapas. Este livro desafia os leitores a repensar sua relação com o espaço e oferece uma nova compreensão sobre como os mapas influenciam nossa percepção do mundo ao nosso redor.

Clique aqui e confira uma breve resenha desta obra, produzida por Mateus Monteiro Lobato publicada na “Revista GeoAmazônia”, da Universidade Federal do Pará.

Referência:

JOLY, F. A CARTOGRAFIA. Tradução: Tãnia Pellegrini. 15. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

Você pode adquirir este livro diretamente pela "Amazon.com". (Clique no banner a seguir).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem