Espaço geográfico Uno e Múltiplo

Este artigo de autoria da Dra. Dirce Maria Antunes Suertegaray foi apresentado à revista “Scripta Nova - REVISTA ELECTRÓNICA DE GEOGRAFÍA Y CIENCIAS SOCIALES - Nueva serie de Geo Crítica. Cuadernos Críticos de Geografía Humana - Universidad de Barcelona”, ISSN: 1138-9788. Depósito Legal: B. 21.741-98, Nº 93, 15 de Julho de 2001.

Espaço Geográfico

"O presente artigo pretende realizar uma compreensão objetiva dos conceitos balizadores da ciência geográfica. Para isso trabalhamos com as categorias geográficas de espaço, território, paisagem, lugar e ambiente. O espaço geográfico é encarado como "uno e múltiplo". O objetivo final do artigo é construir um corpo referencial que expresse as possibilidades analíticas da Geografia, principalmente com relação à questão ambiental". (Trecho resumo do artigo).

São Palavras-chave deste artigo científico: espaço / território / paisagem / lugar / ambiente.

Segundo a autora, a ciência geográfica é uma área do conhecimento humano que desde sua autonomia sempre focou na busca por compreender a relação do homem com o meio natural (a famosa relação sociedade-natureza). 

Para tanto, ela foi se contrapondo às demais ciências, pois seus objetos e classificações,  acabaram individualizando-a nas Ciências Naturais e Sociais. 

Surgiu assim um paradoxo (pensamento ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano) que acompanha a Geografia até os dias atuais, já que na medida em que a modernidade e a racionalidade  foi se expandindo e constituindo-se a ciência moderna, o caminho foi levando à divisão, separação, compartimentação do conhecimento e a divisão entre as ciências naturais e as ciências sociais (a famosa dicotomia entre a Geografia Física e a Humana).

Geografia Física x Humana

Clique no botão abaixo para ler o artigo:

Espero que você tenha gostado de nosso conteúdo. 

Agradecemos se nos ajudar a divulgar e compartilhar esta informação!

Forte abraço e até a próxima!

2 Comentários

  1. É verdade. O Espaço Geográfico, objeto de estudo da Geografia pode ser considerado único, já que uma certa forma, todos estamos no espaço geográfico terrestre. Porém é múltiplo, pois há uma enorme quantidade de realidades presentes neste amplo Espaço. Parabéns por compartilhar esse artigo conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Ricardo. Ficamos felizes pelo seu comentário. Obrigado.

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem