CONCEITOS, MÉTODOS E PROPOSTAS ALTERNATIVAS NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Considerado como um sério problema para os órgãos responsáveis pela limpeza pública e para toda a sociedade, o acúmulo de resíduos de toda espécie acaba dando origem ao lixo urbano, que necessita de um destino final adequado.

Detalhe de um caminhão coletor. Foto: João Paulo Meira Marinho,2003
Detalhe de um caminhão coletor. Foto: João Paulo Meira Marinho,2003

Infelizmente, devido à ausência de recursos técnicos e financeiros, bem como, muitas vezes, de vontade política e conhecimento técnico, o trabalho de ordenar a disposição dos resíduos fica prejudicado e o "lixo" acaba por diversas vezes sendo lançado diretamente no solo, no ar e nas águas, provocando a poluição do ambiente e reduzindo a qualidade de vida da sociedade.

Neste artigo, o Geógrafo e Mestre, João Paulo Meira Marinho, busca refletir sobre esta problemática, tão presente especialmente nas cidades (mas não somente nelas) apresentando uma revisão conceitual da gestão dos resíduos sólidos, destacando que a responsabilidade desta ação não deve ser atribuída unicamente ao poder público, mas a todos os atores sociais, aos quais cabe elaborar propostas alternativas para a questão apresentada.

Metodologicamente, para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, motivo pelo qual esta artigo se classifica como uma revisão.

A justificativa deste trabalho está relacionada diretamente com a preservação ambiental, haja vista que os resíduos mal gerenciados desencadeiam uma série de problemas ambientais como a poluição do solo, dos rios, do ar atmosférico, além de provocar a proliferação de insetos e animais que espalham doenças.

Palavras-chave: Poluição. Reciclagem. Resíduos sólidos. Educação ambiental.

Este conteúdo foi publicado originalmente na Revista Mato-Grossense de Geografia, do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, número 14, páginas: 75-96, de Jan./Jun. 2009 e agora adaptado para ser amplamente divulgado. Pedimos apenas que sempre cite a fonte original do mesmo.

Ao citar este artigo, utilize a seguinte formatação: 

MARINHO, João Paulo Meira. Conceitos, métodos e propostas alternativas na gestão de resíduos sólidos. Revista Mato-grossense de Geografia, Cuiabá, v. 14, n. 14, p. 75-96, Jan./Jun. 2009.

Clique no botão a seguir para baixar o arquivo (em formato pdf):

2 Comentários

  1. Ótimo artigo. A gestão de resíduos sólidos urbanos precisa ter todo um cuidado visando a diminuição dos impactos provocados pelos mais variados tipos de resíduos produzidos pela atividade humana. Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Juliana. Muito obrigado pelas palavras. Lidar corretamente com os variados tipos de resíduos é fundamental. Forte abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem