Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

CONCEITOS, MÉTODOS E PROPOSTAS ALTERNATIVAS NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Considerado como um sério problema para os órgãos responsáveis pela limpeza pública e para toda a sociedade, o acúmulo de resíduos de toda espécie acaba dando origem ao lixo urbano, que necessita de um destino final adequado.

Detalhe de um caminhão coletor. Foto: João Paulo Meira Marinho,2003
Detalhe de um caminhão coletor. Foto: João Paulo Meira Marinho,2003

Infelizmente, devido à ausência de recursos técnicos e financeiros, bem como, muitas vezes, de vontade política e conhecimento técnico, o trabalho de ordenar a disposição dos resíduos fica prejudicado e o "lixo" acaba por diversas vezes sendo lançado diretamente no solo, no ar e nas águas, provocando a poluição do ambiente e reduzindo a qualidade de vida da sociedade.

Neste artigo, o Geógrafo e Mestre, João Paulo Meira Marinho, busca refletir sobre esta problemática, tão presente especialmente nas cidades (mas não somente nelas) apresentando uma revisão conceitual da gestão dos resíduos sólidos, destacando que a responsabilidade desta ação não deve ser atribuída unicamente ao poder público, mas a todos os atores sociais, aos quais cabe elaborar propostas alternativas para a questão apresentada.

Metodologicamente, para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, motivo pelo qual esta artigo se classifica como uma revisão.

A justificativa deste trabalho está relacionada diretamente com a preservação ambiental, haja vista que os resíduos mal gerenciados desencadeiam uma série de problemas ambientais como a poluição do solo, dos rios, do ar atmosférico, além de provocar a proliferação de insetos e animais que espalham doenças.

Palavras-chave: Poluição. Reciclagem. Resíduos sólidos. Educação ambiental.

Este conteúdo foi publicado originalmente na Revista Mato-Grossense de Geografia, do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, número 14, páginas: 75-96, de Jan./Jun. 2009 e agora adaptado para ser amplamente divulgado. Pedimos apenas que sempre cite a fonte original do mesmo.

Ao citar este artigo, utilize a seguinte formatação: 

MARINHO, João Paulo Meira. Conceitos, métodos e propostas alternativas na gestão de resíduos sólidos. Revista Mato-grossense de Geografia, Cuiabá, v. 14, n. 14, p. 75-96, Jan./Jun. 2009.

Clique no botão a seguir para baixar o arquivo (em formato pdf):

Postar um comentário

0 Comentários