Especial Países: "MÉXICO"

Bandeira do México

Localizado geograficamente na “América do Norte”, o México delimita-se ao norte com os Estados Unidos da América; a leste com o Golfo do México e o Mar do Caribe; ao sul a Guatemala e Belize e a oeste com o Oceano Pacífico. 

Ele possui uma área continental e diversas ilhas adjacentes à costa, sendo incluído também em seu território, as Ilhas Revillagigedo, localizadas no Oceano Pacífico, a mais de 400 km ao sul do Cabo San Lucas, na Baixa Califórnia.

Segundo o portal: “IBGE Países”, possui uma extensão territorial de 1.964.380km2 e em 2015 apresentava uma população aproximada de 127.017.224 habitantes. Sua capital é a “Cidade do México”. 

O idioma e a moeda oficial são respectivamente: o espanhol e o Peso Mexicano.

Nesta postagem vamos destacar materiais em vídeo que nos ajudam a conhecer um pouco melhor este grande país, que apresenta alguns artistas de grande relevância mundial como: Alfonso Cuarón (diretor de cinema); Guillermo del Toro (ator e diretor de cinema); Carlos Villagrán (famoso pelos personagens: “Chaves” e “Chapolin Colorado”); Frida Kahlo (Pintora); Gloria Trevi (Cantora), entre outras personalidades.

Caso tenha alguma crítica ou contribuição à esta postagem, pedimos encaminhar via comentários (no final da postagem), ou através do “Fale Conosco”.

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO MEXICANO: "HERNÁN CORTÉS"



Este é um documentário que conta a história do explorador espanhol Hernán Cortés e os acontecimentos que culminaram na conquista do México. Desde sua primeira aventura, em 1511, sob o comando de Diego Velázquez, na conquista de Cuba, passando pela exploração da península de Yucatán e chegando à Tenochtitlán, considerada a capital do Império Asteca.

O vídeo ainda trata da história por traz do encontro de Cortés com Montezuma, que acreditava que o explorador seria o enviado de Quetzalcóatl, deus asteca que teria, finalmente, voltado para vingar-se. Pode ser uma boa proposta para quando se for trabalhar os processos de colonização e desenvolvimento do território mexicano. 46:32 minutos.

Palavras-chave: Colonização; Hernán Cortez; Tenochtitlán; Montezuma.



FRONTEIRA: MÉXICO/ EUA: "SBT BRASIL - Travessia de Risco"



Aqui temos um vídeo contendo quatro reportagens especiais do Sbt Brasil, mostrando jovens que, para fugir da violência de seus países, arriscam a vida em uma viagem de 2500 quilômetros, atravessando a fronteira entre os Estados Unidos e o México, ficando expostos às adversidades e a violência desta travessia.

As reportagens focalizam como mulheres e crianças são recebidas ao entrar ilegalmente e ação das milícias que tentam impedir a entrada destes imigrantes. 

Reportagens: Yula Rocha; imagens: Yves Goulart; edição de texto: Livia Major; edição de imagens: Fabiano Villa Boas e Marina Fumo, arte: Renan Betini e Sidney Vigo; apresentadores do Sbt Brasil: Carlos Nascimento, Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto.

Apesar de ser um tanto superficial (já que poderiam explorar um pouco mais a questão), juntamente com outros vídeos e materiais podem ajudar a retratar este aspecto tão controverso do dia-a-dia da fronteira México e Estados Unidos. 19:32 minutos

Palavras-chave: México; Fronteiras; Coiotes; Migração ilegal; Deportação; Violência.



VÍDEO: "TV RECORD - FRONTEIRA MÉXICO / ESTADOS UNIDOS"




Reportagem produzida pela Tv Record, que trata da questão da fronteira entre México e Estados Unidos, mais especificamente na região da Califórnia. 

Os perigos da travessia ilegal e as ações da polícia estadunidense é o destaque principal da reportagem. 

Pode ser utilizado para discutir a questão da imigração ilegal; do contraste entre regiões desenvolvidas e subdesenvolvidas e das tecnologias utilizadas para combater a migração ilegal para os Estados Unidos. 09:49 minutos.

Palavras-chave: Migração ilegal; Fronteiras; Subdesenvolvimento; Coiotes; Violência.



Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem