BIBLIOTECAS VIRTUAIS (5 ótimas sugestões para pesquisa virtual)

Bibliotecas virtuais


01 - SciELO (Scientific Electronic Library Online)

Esta é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

“O objetivo do site SciELO é implementar uma biblioteca eletrônica que possa proporcionar um amplo acesso a coleções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos. O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca”. “A interface SciELO proporciona acesso à sua coleção de periódicos através de uma lista alfabética de títulos, ou por meio de uma lista de assuntos, ou ainda através de um módulo de pesquisa de títulos dos periódicos, por assunto, pelos nomes das instituições publicadoras e pelo local de publicação. A interface também propicia acesso aos textos completos dos artigos através de um índice de autor e um índice de assuntos, ou por meio de um formulário de pesquisa de artigos, que busca os elementos que o compõem, tais como autor, palavras do título, assunto, palavras do texto e ano de publicação”. (Textos da página inicial de apresentação do site).




02 - BIBLIOTECA DO PORTAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

 Através desta página, você terá acesso a diversos textos das mais variadas áreas: Geografia, Biologia, Cidadania, Ciências Sociais, Comunicação, Comportamento, Cultura, Direito, Educação, Filosofia, Física, História, Língua Portuguesa, Matemática, Meio Ambiente, Química, Tecnologia e Documentos diversos.


A página em questão, faz parte do Portal da Educação Pública do Rio de Janeiro, que propõe uma reflexão e interação numa rede de educadores. Visite, e conheça este importante trabalho.




03 - BIBLIO (Biblioteca Virtual de Literatura)

Aqui você tem acesso a obras em domínio público dos maiores autores de nossa língua para leitura imediata.
Não possuímos resumos ou resenhas, só textos completos e respeitando a linguagem da época”. (Texto literal da página da Biblio).

Leia grandes clássicos de autores como: Raul Pompéia, Afonso Arinos, Alcântara Machado, Lima Barreto, Eça de Queiroz, Coelho Neto, entre outros. Os livros são apresentados para leitura, na própria interface do site.

Disponível em: http://www.biblio.com.br/



04 - BIBLIOTECA IBGE (O acervo do IBGE disponível na internet).

Aqui, você encontrará inúmeros documentos na forma de livros, monografias, vídeos, revistas (em destaque: A Revista Brasileira de Geografia) entre outros.

Criada a partir da fusão das Bibliotecas do Instituto Brasileiro de Estatística e Instituto Brasileiro de Geografia, a Biblioteca do IBGE possui um acervo com cerca de 50 mil monografias, 1150 títulos de periódicos, 20 mil mapas e cartas, 30 mil documentos sobre divisão territorial do Brasil, 80 mil fotos, entre outros. Dentre as coleções que compõem os acervos, cabe destacar a Coleção Ibegeana, que registra a evolução das pesquisas e estudos desenvolvidos pela Instituição desde a sua criação, a Brasiliana com estudos de autores nacionais e estrangeiros, e as Obras Raras que reúnem documentos de expressivo valor histórico nas áreas de estatística, geografia, com destaque para os recenseamentos de 1870, 1872 e 1890, bem como demais documentos editados em meados do século XIX, inicio do século XX”. (Texto extraído da página de apresentação da biblioteca).




05 - PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO

Lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), este portal propõe o compartilhamento de conhecimentos, colocando à disposição de todos os usuários da Internet, uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

“Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal”. (Fernando Haddad, Ministro de Estado da Educação).

Vale a pena você acessar e conhecer este site.



Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem