AGB - Associação dos Geógrafos Brasileiros

AGB - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Fotografia: Akene Shionara - Fonte: https://www.agb.org.br/

Este é o site da Associação Nacional dos Geógrafos Brasileiros, fundada em 17 de setembro de 1934, por Pierre Deffontaines, Luiz Flores de Moraes Rego, Rubens Borba de Moraes e Caio Prado Jr.

A história institucional da AGB integra-se à história da Geografia e do pensamento geográfico brasileiro.

A ideia principal para a formação deste grupo é a promoção do conhecimento científico a partir da troca de conhecimentos de seus associados. Isso acontece nas reuniões regulares da Associação, nos fóruns de discussão e através dos grupos de estudo. 

A maior parte da produção científica da Geografia brasileira encontra-se publicada nos diversos Anais dos Congressos e Encontros realizados. A Revista Terra Livre e o Jornal AGB Em Debate, são publicações da associação. 

A AGB possui diversas Seções Locais, que entre outras atribuições produzem diversas publicações como: o "Boletim Paulista de Geografia", o mais antigo em circulação; o "Boletim Gaúcho de Geografia"; o "Prudentino de Geografia"; o "Fluminense de Geografia"; e o "Amazonense de Geografia". 

"A AGB é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que reúne geógrafos, professores e estudantes de Geografia preocupados com a promoção do conhecimento científico, filosófico, ético, político e técnico da Geografia para que se possa oferecer à crítica da sociedade uma abordagem geograficamente consistente dos seus/nossos problemas, com o intuito de aperfeiçoar do debate científico da Geografia e que se interessam pelo desenvolvimento de alternativas e iniciativas de promoção do bem-estar social". (Texto extraído da página: "Nossa História").

No site você pode ler na íntegra, a ata de fundação da associação, em 1934; notícias atualizadas na área da geografia; estatuto, histórico, imagens, informações de como ficar sócio, endereço das seções locais, etc. 

Uma das seções que vale a pena conferir é a "Biblioteca Digital", onde é possível fazer download de publicações clássicas fundamentais para quem estuda a Geografia. Podemos destacar a obra em pdf: Fundamentos teórico-metodológicos do ensino e da pesquisa em Geografia: textos selecionados das primeiras publicações da AGB, organizado por: Vanderli Custódio, 2012. (GEOGRAFIA - 1935-1936 e BOLETIM DA AGB  - 1941-1944), entre outras publicações.

Clique no botão a seguir e acesse o site!
Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem