ENCHENTES URBANAS NA PERCEPÇÃO DE RISCO A DESASTRES NATURAIS EM CUIABÁ/MT

Enchente de 74: 6 bairros destruídos, 5 mil desabrigados em Cuiabá/MT
Enchente de 1974: 6 bairros destruídos, 5 mil desabrigados em Cuiabá/MT. Foto: Jorge Thompson
ENCHENTES URBANAS NA PERCEPÇÃO DE RISCO A DESASTRES NATURAIS EM CUIABÁ/MT

Dissertação de Mestrado, defendida por Genislaine Conceição dos Reis Barbosa, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

O trabalho foi orientado pela Professora Drª. Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni. 

Neste estudo é feita a interação conceitual entre risco e desastre, são apresentados os tipos de desastres e sua intensidade, sua relação com a pobreza nos países em desenvolvimento e a atuação da Defesa Civil no Brasil e no mundo. É lembrada a contribuição humana para esses eventos, assim como a predisposição para desastres, nas regiões brasileiras, em consequência de mudanças climáticas, para as quais não têm sido usadas medidas preventivas“. (Trecho extraído da dissertação).

Localização geográfica de Cuiabá/MT (Fonte: SEPLAN/MT, 2010, adaptado por Márcio Castanha)
A área de estudo deste trabalho é o município de Cuiabá, em MT. O que foi feito é “uma avaliação da percepção de desastres naturais de origem hidrometeorológica em bairros da cidade considerados de risco. Os resultados foram derivados das informações obtidas através de 80 entrevistas aplicadas nos bairros vulneráveis a enchentes, inundações e alagamentos, de maneira a observar como as pessoas de fato percebem os riscos a que estão submetidas“. (Texto extraído do resumo do trabalho). 

Segundo a autora do trabalho, as enchentes urbanas têm assolado diversas cidades, entre elas: Cuiabá/MT, na região Centro Oeste do Brasil. O estudo mostrar as características geológicas, ambientais, climáticas, de relevo e do uso urbano na localidade, evidenciando uma avaliação da percepção de desastres naturais de origem hidrometeorológica em bairros considerados de risco, na capital do estado de Mato Grosso. 

Para a busca dos resultados foram realizadas 80 entrevistas aplicadas nos bairros vulneráveis a enchentes, inundações e alagamentos, objetivando observar como as pessoas de fato percebem os riscos a que estão submetidas. Além disso, dos 16 bairros, considerados de risco pela Defesa Civil, foram escolhidos 05 para aplicar entrevistas nos moradores, mais atingidos pelos fenômenos. Esses bairros representam 27,33% da população vulnerável. 

Uma das principais conclusões é que pelo histórico das enchentes em Cuiabá, de 1870 a 2010, fica um alerta para a necessidade de educação e treinamento da população, na prevenção contra desastres, e a implantação de políticas públicas para a ocupação humana. Neste contexto, este estudo recomenda o uso de geotecnologias que têm se revelado de grande utilidade tanto na preparação como nas ações de resposta aos fenômenos naturais.

Palavras-chave: Percepção Ambiental, Desastres Naturais, Áreas de Risco, Enchentes, Cuiabá, Geografia Urbana.

Clique no botão a seguir e baixe o texto completo desta dissertação:
Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem