Loading...

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA INTEGRADORA NATUREZA E SOCIEDADE

Relação Sociedade x Natureza. Local: cidade de Ottawa e a Peace Tower. Foto de: Bruno Passos “ O presente artigo versa sobre a temátic...

Relação Sociedade x Natureza. Local: cidade de Ottawa e a Peace Tower. Foto de: Bruno Passos
Relação Sociedade x Natureza. Local: cidade de Ottawa e a Peace Tower. Foto de: Bruno Passos
O presente artigo versa sobre a temática do ensino, dialogando com a realidade espacial.

O principal objetivo é traçar reflexões que articulam o ensino de geografia e o entendimento do espaço como relacional (entre a natureza e a sociedade), passando pela análise da formação inicial do docente em geografia. 

O texto foi construído a partir de pesquisa bibliográfica em 2010 e 2011 para o concurso de professor assistente ao Ensino de Geografia, no Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC. 

Procura-se dialogar com autores da geografia crítica, com base em uma reflexão marxista, como também compreender o tema a partir da perspectiva sistêmica. 

Entender o desenvolvimento histórico-cultural da sociedade e sua relação com a natureza é fundamental para visualizar uma perspectiva socioambiental, que ainda é relativamente nova e esbarra em muitas contradições”. (Resumo do artigo, produzido pelo professor Orlando Ednei Ferretti, para a Revista Discente Expressões Geográficas, nº 08, ano VIII, p. 113 – 134. Florianópolis, agosto de 2012). 

 Acesse artigo completo!
Reações: 
Artigos & Resumos 6781888656597417847

Postar um comentário

Página inicial item

Publicidade

Nossa página no Facebook

Recomende nosso site





Popular Posts

Sugestão de Leitura

Random Posts