RBG (Revista Brasileira de Geografia) - IBGE

RBG - IBGE

Considerada uma das publicações técnico-científicas mais antiga e respeitada no campo da geografia brasileira, a RBG (Revista Brasileira de Geografia) foi publicada quadrimestralmente, por quase 70 anos, entre 1939 e 2006, sendo considerado um periódico de referência.

Segundo a página “Sobre a Revista”, onde temos uma breve apresentação do periódico produzido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), “muitos de seus artigos abriram importantes fronteiras de conhecimento, tornando-se clássicos, tanto no país quanto no exterior”.

No site da revista é possível acessar e conferir os artigos, desde o primeiro número (em 1939), até as edições mais atuais.

A Geografia é um dos ramos dos conhecimentos humanos que maior evolução experimentou, evolução sobretudo na sua metodologia. Em seu início, ela apenas dava nomes; e depois, em ciclos sucessivos, passou também a medir e a descrever; hoje, graças às conquistas culturais ainda não centenárias, a Geografia se preocupa com a explicação dos fenômenos físicos, biológicos e humanos que se estendem pela superfície da Terra.

A nomenclatura, a medição, a descrição e a explicação, eis os elos da cadeia geográfica.

A Geografia explicativa, porém, é dos nossos dias; Karl Ritter e Alexandre Humboldt, os seus fundadores, viram a segunda metade do século passado, a cujo patrimônio pertence o corpo de princípios básicos do novo método científico: o princípio da extensão, que reconhece como geográficos somente os fenômenos que se espalham pela superfície da Terra; o princípio da causalidade, que determina a pesquisa da causa dessa distribuição territorial do 'fenômeno’; o princípio da conexão, que exige a investigação das inter-relações existentes entre os fenômenos ocorrentes no mesmo local; o princípio da evolução ou da atividade, que obriga seja investigado o fenômeno geográfico não somente na sua apresentação atual mas também nos seus comportamentos passados e futuro provável.” (Trecho da apresentação do nº 01, Ano I, de janeiro de 1939, produzida por José Carlos de Macedo Soares – Presidente do IBGE à época).

04 SUGESTÕES DE ARTIGOS

Como exemplo dos artigos publicados selecionamos 04, de uma pequena amostra, para representar o enorme volume de material disponível na RBG. Confira:

1. GEOGRAFIA HUMANA DO BRASIL. Autor: Pierre Deffontaines. v. 1 n. 1 (1939). Palavras-chave: Geografia humana, Geografia econômica, Geologia, Geografia da população. 

2. GEOGRAFIA DOS TRANSPORTES NO BRASIL. Autor: Moacir M. F. Silva. v. 2 n. 1 (1940). Palavras-chave: Geografia Econômica, Geografia Física, Geografia Humana, Transportes, Colonização. 

3. DIRETRIZES E PRIORIDADES EM PESQUISAS URBANAS. Autor: Pedro Pinchas Geiger. v. 35 n. 1 (1973). Palavras-chave: Geografia urbana, Urbanização. 

4. O QUE É UMA ILHA? Autor: Matheus Sartori Menegatto. v. 66 n. 1 (2021). Palavras-chave: ilha, insularidade, maritimidade, ilheidade, litoralismo. 

Confira esta importante revista para a disseminação do conhecimento geográfico.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem