O Geoprocessamento na exploração do espaço geográfico

Considerado como ferramenta revolucionária, o Geoprocessamento (conjunto de tecnologias cujo foco é a coleta e tratamento de informações espaciais visando objetivos específico) tem transformado a maneira como entendemos e interagimos com o espaço geográfico que nos cerca, utilizando tecnologias de informações geográficas (SIG) para coletar, analisar, interpretar e representar dados espaciais, viabilizando compreender um pouco melhor nosso ambiente.

Ilustração de um mapa (sem legenda; escala, etc.)

O ponto central é a manipulação de dados georreferenciados, ou seja, informações vinculadas a uma determinada localização específica no planeta Terra. Com esta tecnologia é possível integrar dados de fontes diversas, como satélites, GPS (Sistema de Posicionamento Global), sensores terrestres, cartografia tradicional (mapas físicos e digitais, por exemplo), sensores remotos, drones (veículos aéreos não tripulados), entre diversos outros, permitindo a criação de modelos complexos e análises espaciais que apoiam uma variedade de aplicações do nosso dia a dia.

Confira no vídeo a seguir, produzido por Thiago Tomé, do canal: "Software Mappa", um conteúdo bem interessante sobre o assunto:

Entre as diversas aplicações que podem ser beneficiadas através do Geoprocessamento, podemos destacar: a gestão ambiental e o planejamento urbano.  

No setor da agricultura, por exemplo, as ferramentas tecnológicas podem auxiliar no monitoramento de safras, otimizando assim a aplicação de recursos e maximizando a produtividade.

Na reportagem a seguir,disponível no canal "Sucesso no Campo", no YouTube, vemos um pouco das utilidades do uso do Geprocessamento na agropecuária:

Na área de saúde, podemos mapear a distribuição de doenças, facilitando o suporte ao sistema para a implementação de estratégias preventivas e corretivas.

No urbanismo, o Geoprocessamento é fundamental para planejamento de infraestrutura, gestão de tráfego e identificação de áreas suscetíveis a desastres naturais. Além disso, estas tecnologias são amplamente utilizadas em serviços de geolocalização, como aplicativos de navegação, fornecendo rotas precisas e em tempo real para os mais diversos tipos de usuários (como os motoristas de mobilidades urbana, os caminhoneiros etc.).

Para apoio na gestão ambiental, podemos destacar algumas importantes utilidades como:

  • Gestão de Resíduos Sólidos: servindo por exemplo para o mapeamento de locais adequados para a disposição de resíduos;
  • Gestão de Recursos Hídricos: suporte às análises da distribuição e qualidade da água, bem como monitoramento e auxílio na gestão sustentável dos recursos hídricos;
  • Zoneamento Ambiental: demarcação de áreas de uso restrito ou específico, levando em consideração aspectos ambientais e socioeconômicos, visando também o desenvolvimento sustentável;
  • Avaliação da Biodiversidade: fazer mapeamento e monitoramento de habitats, áreas de conservação e espécies ameaçadas, entre outros usos biológicos;
  • Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Licenciamento Ambiental: auxiliar na tomada de decisões para mitigação e compensação ambiental.
  • Monitoramento de Desastres Naturais: objetivando especialmente prever e monitorar enchentes, deslizamentos de terra e incêndios florestais, facilitando a resposta rápida;

Além das utilidades acima, há diversas outras que serão fruto de postagens futuras explorando o potencial do Geoprocessamento na integração de dados espaciais e no fornecimento de ferramentas de análise, que podem aumentar a capacidade dos gestores ambientais de entender e abordar desafios complexos relacionados ao meio ambiente.

Quanto ao desenvolvimento do Geoprocessamento é importante destacar que o mesmo ocorreu diretamente relacionado avanço da computação e da tecnologia de sensoriamento remoto. Foi a partir do avanço dos algoritmos (instruções e regras que um programa de computador e outros equipamentos digitais possui para executar suas funções) cada vez mais sofisticados, que possibilitou extrair análises valiosas a partir de grandes conjuntos de dados espaciais, promovendo a tomada de decisões por diversos setores.

Para concluir (ou não)

Em síntese, visto como uma poderosa ferramenta que nos permite analisar o mundo de uma forma mais detalhada e inteligente, o Geoprocessamento possibilita integrarmos integrar informações geográficas (SIG’s) que abrir portas para inovações nas mais variadas áreas, buscando, inclusive, o desenvolvimento sustentável (ambientalmente e economicamente falando) além de contribuir para a construção de um futuro melhor.

Conheça mais sobre o assunto assistindo às aulas do professor Gustavo Henrique Mendes Brito. Clique aqui e acesse sua playlist no YouTube.

1 Comentários

  1. Gostei da matéria. O Geoprocessamento é uma das ferramentas que possibilita compreendermos um pouco melhor as dinâmicas do Espaço Geográfico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem