Todo mundo com seu Globo

A dica de hoje é bem legal e apesar da simplicidade de produção poderá ser bastante útil ao explicar a relação entre o planeta e o "mapa-mundi".

Faça você mesmo seu Globo
Faça você mesmo o seu globo. Foto: Marina Silva Rocha.
 Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br 

Utilizando o desenho de um planisfério como referência e uma bola de isopor de 10cm é possível produzir um globo terrestre similar aos que são vendidos no mercado.

A ideia sugerida é que você, junto com seus estudantes confeccione globinhos e utilize-os numa discussão sobre a correspondência entre o globo terrestre e o mapa-múndi. 

Isso é bem legal, pois "nem sempre é simples para a turma entender como o nosso planeta, que é redondo, pode ser fielmente representado em uma folha de papel retangular. E nem porque o oceano Pacífico aparece nos dois lados do mapa." (trecho extraído da matéria).

Clique no botão a seguir e acesse a matéria completa, disponível no portal da "Associação Nova Escola":
Na página do artigo também é possível baixar o texto com as orientações no formato PDF. Caso queira baixar neste formato, clique aqui.

Em pesquisas relacionadas ao tema, encontramos no "Portal do Professor", uma sugestão de aula da professora Marina Silva Rocha, com coautoria de Lizia Maria Porto Ramos onde é utilizada esta estratégia pedagógica. Clique aqui para acessar este material.

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe este material com seus amigos!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem