Trabalhando com "MAPAS MENTAIS"

Os mapas mentais como recurso para auxiliar no aprendizado

Você sabe o que são "MAPAS MENTAIS"?

Os mapas mentais são ferramentas utilizadas para aperfeiçoar e facilitar os processos de aprendizagem auxiliando numa melhor visualização, organização e memorização das informações estudadas.

Além disso, também são essenciais para a compreensão e busca de solução para problemas; ao se criar cursos, livros, manuais, aulas, palestras, etc.

Há ainda o uso do recurso para a gestão estratégica de negócios ou empresas.

Desenvolvida pelo escritor inglês Tony Buzan, a técnica nos permite representar nossas ideias, fortalecendo as conexões entre os neurônios do córtex cerebral, responsáveis por nossas atividades intelectuais.

Para cumprir esta tarefa, os mapas mentais são construídos a partir de uma estrutura baseada em ramificações e utilizando-se diversos recursos que incluem cores, símbolos e imagens, sendo que ao associarmos uma determinada informação visual (ou textual) à outras, podemos recordá-las mais facilmente. A figura a seguir mostra um exemplo.
Exemplo de Mapa Mental. Fonte: https://www.mapamental.org/wp-content/uploads/2013/12/mapa_mental.png
O mapa mental acima representa as principais funções e utilidades desta ferramenta de trabalho e que responde à pergunta: 

Para que servem os mapas mentais?
  • Planejar;
  • Organizar;
  • Criar;
  • Inovar;
  • Inspirar;
  • Resolver;
  • Comunicar;
  • Aprender.
O vídeo a seguir mostra brevemente uma entrevista com Tony Buzan onde o mesmo deixa um pouco mais claro a importância e o funcionamento desta técnica.


Mas como podemos fazer um mapa mental?

De forma  manual, ou utilizando o computador

Há quem defenda que ao fazer manualmente, aumentam as facilidades para o aprendizado, já que aprendemos melhor quando fazemos algo à mão.

Para esta tarefa manual, você precisa de papel e caneta (preferencialmente coloridas para separar as informações em cores diferentes) sendo assim mais fiel à ideia original proposta por seu criador.

Agora caso você queira utilizar software como suporte, recomendamos o "CmapTools", um software gratuito, financiado originalmente pela Marinha Americana e que depois foi desenvolvido com objetivos educacionais pela Universidade de West Florida, nos Estados Unidos.

Mapa mental criado com o software CmapTools

Com ele é possível criar Mapas mentais, sendo possível o acesso, via internet, a diversos trabalhos que podem ser utilizados como inspiração na hora de você elaborar os seus.

Além disso, os projetos desenvolvidos podem ser facilmente convertidos em formatos para apresentação via web.

O vídeo a seguir mostra uma breve vídeo aula, contendo algumas funções básicas e fundamentais deste programa. 




Clique no botão a seguir e faça download diretamente pelo site dos desenvolvedores deste software. 
Observação: Ao clicar no botão acima você será direcionado à página oficial do desenvolvedor. Chegando lá, primeiramente preencha o cadastro. 

Ao clicar no botão "submit", automaticamente será liberado, no lado direito do cadastro, o s links para download. Escolha seu sistema operacional clicando no botão, aguarde a conclusão do processo e instale o aplicativo.

Quer enriquecer seu aprendizado sobre o tema?

Os direitos autorais dos vídeos apresentados nesta postagem, pertencem aos proprietários dos mesmos. Nosso site não hospeda nenhum vídeo aqui apresentado, apenas disponibiliza o link ou player (que executa esses filmes). Este material está hospedado no site You Tube.

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

4 Comentários

  1. Manoel José da Silva22 de julho de 2019 às 19:38

    Olá. Gostei bastante do conteúdo desta matéria. Utilizar os Mapas Mentais facilitam bastante a organização das ideias. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Manoel. Muito obrigado por seu comentário. Nosso objetivo é construir um espaço bem legal relacionado à ciência geográfica.

    ResponderExcluir
  3. Queria montar mapa mental no power point ou site que tenha modelos prontos e para uso

    ResponderExcluir
  4. Olá. Uma boa sugestão para montar "mapa mental no power point" é o vídeo: https://youtu.be/T4HfOKePvdE, onde a Marina Blanc dá uma ótima sugestão. Outra ótima dica é o "Editor de Mapas mentais do Canva" é gratuito e muito profissional. https://www.canva.com/pt_br/graficos/mapa-mental/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem