IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)

IBAMA em ação! - Fonte: http://www.juruaonline.net/wp-content/uploads/2012/03/fiscais-do-ibama-em-a-o-no-pa.jpg

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia federal de regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, criada pela Lei n° 7.735, de 22 de fevereiro de 1989.

Ele tem como principais atribuições: exercer o poder de polícia ambiental; executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental e executar as ações supletivas de competência da União.

"A criação do Ibama é o ápice de um longo caminho de articulação e conscientização, que teve como pontapé, se não inicial, mas pelo menos mais forte, a participação do Brasil na Conferência das Nações Unidas para o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo (Suécia), em 1972. Após Estocolmo, houve muita pressão da sociedade brasileira e internacional para que o Brasil fizesse a gestão ambiental de forma integrada. Como resposta ao compromisso brasileiro assumido junto à Conferência de Estocolmo, surgiu a Sema, em 1973, que realizou, nos anos seguintes, um trabalho de criação e atualização do marco regulatório da área ambiental." (Texto extraído da página: "Sobre o IBAMA").

Os vídeos a seguir mostram um pouco das ações de fiscalização desenvolvidas por este importante órgão federal:

1. Agentes Ambientais Federais do IBAMA combatem crimes na Amazônia:


2. Agentes do IBAMA em busca de caçadores de animais silvestres:


3. Operação "Onda Verde" combate o desmatamento ilegal na Amazônia:


Clique no botão a seguir e acesse o site:
Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem