MORADIA NAS CIDADES BRASILEIRAS

Cidade de São Paulo (Brasil)

Escrito pela doutora Arlete Moysés Rodrigues e produzido pela “Editora Contexto”, a obra é uma excelente fonte de referência para trabalhos relacionados à “Geografia Urbana”.

Ele “parte de uma realidade indiscutível: morar é preciso. A partir disso, discute a questão da luta pela terra e pela moradia nas cidades, movimentos reivindicatórios, repressão e especulação urbana. Arlete Moysés Rodrigues, professora da UNICAMP, acredita que o direito a uma habitação é inerente ao ser humano, razão pela qual a moradia não pode ser tratada como um bem de capital como títulos ou ações. Texto engajado e envolvente, este livro é leitura recomendada para alunos, professores e demais interessados na realidade social urbana.” (texto da contracapa).

O livro está dividido em 05 capítulos onde são discutidos os temas: “A terra e a casa – capítulo 02”; “A terra como mercadoria – capítulo 03”; “A produção da casa-cidade – capítulo 04” e a “atuação do estado – capítulo 05”.

MORADIA NAS CIDADES BRASILEIRAS - Arlete Moysés Rodrigues

Para conhecer mais sobre a obra recomendamos a resenha de livro escrita por: Andreza Tacyana Felix Carvalho e Benevides Bonavides de Araújo, disponibilizado na revista “CAMINHOS DE GEOGRAFIA”, editada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Você pode adquirir este livro diretamente pela "Amazon.com". (Clique no link a seguir).


Há alguns vídeos no youtube que podem ser usados para se conhecer um pouco melhor as ideias desta pesquisadora.

Debate: “O Problema da Moradia nas Cidades Brasileiras“; com Arlete Moysés (Parte 1/5)









2 Comentários

  1. Linguagem simples e direta. Este livro é uma das referências no trabalho sobre Geo Urbana.

    ResponderExcluir
  2. Meu professor me recomendou este livro para que eu pudesse compreender melhor as principais características de uma cidade. Recomendo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem