DIA DO GEÓGRAFO - 29 de Maio (2017)

29 de maio - Dia do Geógrafo

No Brasil, 29 de maio é a data em que comemoramos o “Dia do(a) Geógrafo(a)”, profissional bacharel em Geografia, cuja atuação profissional é amparada pela LEI Nº 6.664 de 26 de Junho de 1979, regulamentada pelo DECRETO Nº 85.138 de 15 de Setembro de 1980, alterada pela LEI Nº 7.399 de 04 de Novembro de 1985 e regulamentada pelo DECRETO Nº 92.290 de 10 de Janeiro de 1986.

De acordo com a legislação citada, este profissional deve estar devidamente registrado no CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e suas regionais CREA’s (Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia) para o exercício de sua profissão.

Sobre a atuação profissional é importante destacar que este desenvolve suas atividades nas mais variadas áreas (do setor público e privado), como por exemplo:
  • Planejamento urbano;
  • Meio ambiente;
  • Políticas públicas;
  • Cartografia;
  • Geoprocessamento;
  • Projetos sociais;
  • Análise de Riscos;
  • Ensino;
  • Geopolítica, entre outras.

Formado a partir de um conhecimento interdisciplinar (com disciplinas como: Geografia Econômica; Climatologia; Geografia da População; Geomorfologia; Geografia Agrária; Cartografia Temática; Geografia Urbana; Pedologia; Hidrografia; Regionalização do Espaço Mundial; Geografia Política; Planejamento Ambiental; Geografia Humana; Teoria da Região e Regionalização; Biogeografia; Geoprocessamento; Geografia Física do Brasil; Sociologia; Antropologia; Didática Geral, entre diversas outras, escolhidas conforme as propostas pedagógicas dos cursos de Geografia das mais variadas instituições brasileiras).


As disciplinas citadas buscam capacitar o(a) estudante para compreender o espaço geográfico (objeto de estudo da ciência geográfica) que pode ser definido como o conjunto de lugares, constituídos a partir de diferentes paisagens naturais e que sofreram ao longo do tempo diversos processos históricos. Estes lugares estão unificados por uma complexa rede de relações políticas, econômicas, sociais e culturais, cuja característica principal na atualidade é ocorrer de forma globalizada.

Dentre os principais nomes da Geografia brasileira destacam-se: Aziz Ab’Saber; Josué de Castro; Milton Santos; Ana Fani Alessandri Carlos; Iná Elias de Castro; Jurandyr Ross; Ariovaldo Umbelino de Oliveira; Sandra Lencioni; Rogerio Haesbaert; Paulo Roberto Moraes, entre outros.

Internacionalmente, podemos destacar alguns importantes nomes como: Alexander von Humboldt (alemão); Carl Ritter (alemão); Friedrich Ratzel (alemão); Paul Vidal de la Blache (francês); David Harvey (britânico); Paul Claval (francês); Yves Lacoste, entre diversos outros.

Podemos assim afirmar que este é um profissional de grande importância para a sociedade, sendo por isso, devidamente homenageado neste dia.

Parabéns a todos(as) os(as) Geógrafos(as). 

Que suas atuações continuem buscando construir um ambiente melhor para vivermos, com aproveitamento sustentável dos recursos naturais e por uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.



Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem