APRENDENDO COM FILMES: O cinema como recurso didático para o ensino da Geografia

APRENDENDO COM FILMES: O cinema como recurso didático para o ensino da Geografia

Escrito por Rejane Rodrigues, Fábio Santana e Leopoldo Erthal, esta obra da editora Lamparina (FAPERJ) é uma excelente proposta de apoio para professores de Geografia deixarem suas aulas mais dinâmicas.

Segundo a “apresentação” do livro: “esta publicação se destina àqueles que amam o cinema, principalmente aos que reconhecem nesse tipo de produção audiovisual as inúmeras possibilidades de acesso ao conhecimento. Aqui o leitor encontrará alguns filmes sobre os quais procuramos lançar um olhar atento acerca de questões que devem estar no centro das preocupações da análise socioespacial.” (Pg. 07).

Dentre os diversos filmes trabalhados estão: “Um dia sem mexicanos”; “Adeus Lênin”; “Abril despedaçado”; “Tiros em Columbine”; “Platoon”; “Cidade de Deus”; “Profissão de Risco”, entre outros.


Capa do livro: "Aprendendo com filmes"

Para cada filme são apresentadas informações técnicas (como sinopse, direção, ano de produção, elenco, etc.); referências a serem utilizadas como recurso didático; um roteiro orientado do filme e propostas de atividades que podem ser utilizadas para avaliar o nível de compreensão do estudante com relação ao tema principal (ou secundários) tratados no filme.

No link a seguir é possível conhecer um pouco melhor a obra através da análise de Rodolfo Alves Pena (graduado em Geografia): http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/analise-livro-aprendendo-com-filmes.htm.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem