O que é o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA)!

Descarte de lixo e esgoto irregular um dos grandes problemas ambientais

Segundo a Resolução CONAMA 001, de 23 de janeiro de 1986, “impacto ambiental” é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por diversas formas de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança, o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.

E neste contexto, surge o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), de fundamental conhecimento do Geógrafo e dos que pretendem trabalhar com uma ciência intimamente ligada às questões ambientais, como é o caso da Geografia.

O Estudo de Impacto Ambiental trata da execução, por equipe multidisciplinar, das tarefas técnicas e científicas destinadas a analisar, sistematicamente, as consequências da implantação de um projeto no meio ambiente, por métodos de AIA (Avaliação de Impactos Ambientais) e técnicas de previsão desses impactos.

O vídeo apresentado nesta postagem, dividido em 06 partes, é uma verdadeira aula sobre 'Direito ambiental", que é ministrada pelo professor Fabiano Melo, da rede de ensino Luiz Flavio Gomes (LFG).







Obs. Os direitos autorais destes vídeos, pertencem aos proprietários dos mesmos. Nosso site não hospeda nenhum vídeo aqui apresentado, apenas disponibiliza o link ou player (que executa esses filmes). Este material está hospedado no You Tube

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem