A VINGANÇA DA GEOGRAFIA (Robert Kaplan)

A VINGANÇA DA GEOGRAFIA (Robert Kaplan)

Com uma linguagem provocante e surpreendente, o livro A Vingança da Geografia, da editora Elsevier, se baseia nos conhecimentos, descobertas e teorias de grandes geógrafos e pensadores geopolíticos de todos os tempos para mostrar a influência da geografia, para o bem ou para o mal, na política e na geoestratégia mundial atual. Desta forma, a obra mostra como o mundo geopolítico é construído a partir da perspectiva geográfica.

O autor Robert D. Kaplan traça a história dos geopontos mais importantes do mundo, examinando clima, topografia e proximidade geográficas. O especialista também descreve as lições aprendidas com as crises atuais na Europa, Rússia, China, subcontinente indiano, Turquia, Irã, Oriente Médio árabe e América Latina.

O resultado é uma interpretação abrangente dos próximos ciclos de conflito. Notavelmente, seu ponto de vista é que o futuro político pode ser entendido no contexto climático, territorial e outras certezas físicas. O autor dá exemplos como a capacidade da China de alimentar apenas 23% d e sua população, tendo em vista que apenas 7% de suas terras podem ser lavradas e conta que, por conta disso, o país teve de buscar energia, minérios e metais junto a regimes brutais os de Mianmar, Irã e Zimbábue. A ação resultou num conflito moral com os Estados Unidos.

De acordo com Kaplan, o futuro pode ser compreendido no contexto da temperatura, da distribuição da terra e de outros dados físicos concretos. “Um bom lugar para entender o presente e fazer perguntas sobre o futuro é no chão, viajando o mais devagar possível”, afirma o autor. O título também pode ser adquirido na versão e-book.

-----------------------------------------------------------

Editora: ELSEVIER
Categoria: Universitários – Relações Internacionais
Formato: Impresso - 16x23 cm/E-book.
Páginas: 408

-----------------------------------------------------------

Quem é o autor:



Robert D. Kaplan é autor de 14 livros sobre questões geopolíticas e internacionais traduzidos em muitas línguas, incluindo a portuguesa (Guerreiros Políticos, Futura). Tem atuado como correspondente estrangeiro para a influente revista The Atlantic por mais de um quarto de século. Em 2011, a revista Foreign Policy nomeou Kaplan um dos pensadores globais “top 100”. Em 2012, ingressou como analista-chefe de geopolítica da Stratfor, a maior consultoria global de análise geopolítica, sediada nos Estados Unidos, que tem entre seus clientes, muitos países europeus, empresas multinacionais e o próprio governo americano. De 2009 a 2011, serviu ao secretário de Defesa Ro bert Gates como membro do Conselho de Política de Defesa. Desde 2008, tem sido membro sênior e atuante do Centro para uma Nova Segurança Americana, em Washington. De 2006 a 2008, atuou como Distinguished Professor na Academia Naval dos EUA, em Annapolis.

Pode ser adquirido na Amazon.com. Basta clicar no botão a seguir.





Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem