29 de maio - CARTA ABERTA AOS GEÓGRAFOS (2009)

The Geographer - artista: Johannes Vermeer - Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/The_Geographer.jpg

29 de Maio – Dia do Geógrafo

Longe de qualquer dicotomia enfrentada pela ciência geográfica, é preciso pensar numa Geografia integrada onde todos compartilham de uma mesma visão: a busca por um mundo melhor e por uma sociedade mais igualitária

Neste contexto, há que se PARABENIZAR todos os Geógrafos, que de uma maneira geral buscam a construção desta sociedade mais justa e responsável.

Há que se PARABENIZAR aqueles que no seu dia-a-dia profissional pensam e realizam seus projetos: educando ambientalmente; propondo ações de recuperação de áreas degradadas; ensinando nos diversos níveis de aprendizado (em escolas públicas ou privadas) a verdadeira essência do que é a Geografia; além do desenvolvimento de outras atividades atribuídas à profissão de Geógrafo.

Quero aqui conclamar a todos para que em nossas reflexões, ponderássemos que a luta é de todos. Que tanto bacharéis quanto licenciados são responsáveis pelo ideal proposto no primeiro parágrafo desta carta, e que enquanto houver forças para lutar, devemos continuar sempre acreditando numa Geografia transformadora e ÚNICA, enquanto ciência que analisa o espaço, fruto das relações sociais.

PARABÉNS GEÓGRAFOS! 
Que esta data sirva para nos relembrar da LUTA; dos IDEAIS e das AÇÕES dos grandes ATORES responsáveis pelo nascer e desenvolver desta ciência tão importante.

Me. João Paulo Meira Marinho 
www.visaogeografica.com

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem