Loading...

XX ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFAS E GEÓGRAFOS – ENG

De 13 a 17 de julho de 2020 ocorrerá na Universidade de São Paulo (USP) a 20ª edição do Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos (ENG).  ...


De 13 a 17 de julho de 2020 ocorrerá na Universidade de São Paulo (USP) a 20ª edição do Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos (ENG). 


“Desde o 1° ENG, realizado em Presidente Prudente (SP), em 1972, foram muitos os debates, reflexões e ações desenvolvidas pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). Essa construção histórica evidencia a importância do encontro para o pensamento geográfico brasileiro e para a ação da entidade em suas diversas frentes de atuação e pautas políticas.

A história da Geografia brasileira está intimamente ligada à história da AGB, e o ENG é um dos principais momentos em que é possível perceber as bases da construção da práxis geográfica nacional, a partir da interação entre geógrafas e geógrafos, não só do Brasil, mas também de outros países. A conjuntura política-econômica atual demanda da AGB o estabelecimento de pautas que possibilitem elaborar práticas de resistência e superação frente aos ataques neoliberais e reacionários que acentuam as desigualdades sociais, econômicas, de gênero, culturais e regionais entre a população brasileira.” (Trecho extraído da 1ª circular do evento).

Considerando exte contexto, o Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos, organizado pela AGB é um dos instrumentos de luta da comunidade geográfica reforçando o seu compromisso com a formação de uma ciência geográfica crítica aliada à transformação social, buscando a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e humana.

Para esta edição, o tema será: “Brasil-periferia: a geografia para resistir e a AGB para construir” e para atingir os objetivos propostos, haverá: “Espaço de Diálogos e Práticas (EDP)”; “Grupos de Trabalho”; “Trabalhos de Campo; Oficinas e Minicursos; Espaço de Socialização de Coletivos (ESC)”; “Mesas redondas”; “Plenárias, entre outras atividades.

Clique aqui e leia na íntegra a primeira circular completa.
Reações: 
Eventos 1640952036359205467

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

PALAVRAS DE VALOR

Publicidade

Nossa página no Facebook

Recomende nosso site





Popular Posts

Sugestão de Leitura


Random Posts