Loading...

COMO FAZER A LEITURA ATIVA DE UM TEXTO

Pegar um determinado livro e fazer sua leitura, de forma a compreender corretamente o que o autor está querendo transmitir com a obra c...

A importância de se fazer a LEITURA ATIVA

Pegar um determinado livro e fazer sua leitura, de forma a compreender corretamente o que o autor está querendo transmitir com a obra completa é de grande importância e uma verdadeira arte.

É preciso usar técnicas e estratégias adequadas de leitura para que possamos de maneira eficiente entendermos os diversos conceitos discutidos ao longo do material estudado.

Nesta postagem vamos apresentar técnicas para uma melhor leitura utilizando como base o Método conhecido como "Leitura Ativa", cujo objetivo é ajudar o leitor no reforço ao entendimento e compreensão do que é lido.

Na "Leitura ativa", não basta apenas decodificar a informação, mas também: refletir; relacionar e validar o que você está lendo. Neste sentido, quanto mais o leitor exigir de si próprio e do texto analisado e também praticar esta leitura, melhor será a compreensão  da mesma.

Ao entendermos a leitura como um processo “ativo”, devemos suscitar uma reflexão sobre a quantidade de atenção e esforço que cada tipo de leitura exige, ou seja, se é um texto mais técnico ou filosófico, será exigido uma atenção maior do que ao ler um romance ou uma ficção. 

Compreender e adotar os hábitos de "Leitura ativa", com certeza irá melhorar as atividades de leitura em geral.

Mas como praticar a "Leitura Ativa"?

Para responder a esta pergunta, vamos recorrer primeiramente a uma pequena vídeo-aula, produzida pelo professor: Ismar Souza, autor do curso: "Estratégias de Leitura: Como Ler e Compreender Melhor", disponível na plataforma  "academiaideia.com". Quem quiser conhecer a proposta deste curso, poderá clicar no título do mesmo acima e conferir. 

Mas vamos ao vídeo.


Vimos então, que ler de forma ativa exige que façamos perguntas ao texto, ou seja, devemos iniciar a leitura e durante processo buscarmos respostas que nos ajudará a compreender melhor o que o autor deseja a partir do que ele está escrevendo. 

Assim, devemos perguntar, por exemplo:
  • Sobre o que é este livro (ou texto)? (Descobrir qual a ideia central por trás do texto. Como o autor revela isso, através da análise dos tópicos do material lido);
  • O que exatamente está sendo dito e como? (Analisar a ideia central do texto. Quais as afirmações e justificativas do autor);
  • O livro (ou texto) é verdadeiro, no todo ou em parte? (Após responder as duas perguntas anteriores, devemos analisar as informações, avaliar a opinião e postura do autor, visando formar uma opinião sobre ele e o conteúdo);
  • E daí? (Como você vai utilizar o que aprendeu? as informações são suficientes ou precisamos de outras fontes para complementação? As dúvidas sobre o assunto foram respondidas? Surgiu novas dúvidas? Quais são?).

Manter postura questionadora

Segundo o autor da vídeo-aula, a principal função de utilizarmos as perguntas na "Leitura Ativa" é a de nos manter atentos durante o processo de leitura. Manter uma postura questionadora, em relação ao livro, fazendo tantas perguntas, quanto forem necessárias para compreendermos a mensagem.

Neste sentido, além das perguntas citadas, questione a cada capítulo, nova página ou tópico, o que o "autor disse aqui?"; "quais foram as afirmações ou negações mais relevantes?"; "Quais argumentos eu preciso levar em consideração?"; "Eu concordo ou discordo do que foi dito?".

Também é possível elaborar questionamentos quantitativos visando aprofundar ainda mais a compreensão sobre as ideias do autor. Por exemplo, podemos nos perguntar:
  • Quais são os três motivos apresentados para defender sua posição?
  • Quais são os quatro itens necessários para se fazer tal coisa?
  • Quais são os sete elementos fundamentais deste tópico?
A arte de ler consiste em conseguir perguntar ao livro (ou texto), tudo aquilo que você deseja e precisa saber e em seguida, conseguir responder as perguntas com suas próprias palavras usando os argumentos usados no texto. 

Outra técnica que deve ser utilizada na "Leitura ativa" é a de se "fazer anotações", discutida na vídeo-aula apresentada a seguir, produzida pelo Albano Ivo Barros, autor do canal: "Seja uma pessoa melhor", no youtube, com mais de 1,3 milhões de inscritos e que já teve seus vídeos visualizados mais de 40 milhões de vezes, impactando a vida das pessoas com resenhas de livros, dicas de estudos e reflexões sobre o desenvolvimento pessoal. 
.
Vamos ao vídeo: "5 Dicas para a Leitura Ativa".


Nesta aula, fica ainda mais claro algumas estratégias que devem ser tomadas ao se fazer leitura de maneira ativa. São elas:
  1. Passe rapidamente por todo o texto. (O objetivo é tentar encontrar quais parágrafos contém as informações mais importantes. É a técnica conhecida como "SKIMMING";
  2. Comece pelo final. (Olhar o Sumário, Conclusão e Revisão do capítulo. Esta é uma dica para textos e livros de estudo);
  3. A Leitura é dita ativa, não por acaso. (Ir além da leitura; Refletir; Gerar dúvidas; tentar entender; tentar parafrasear partes mais importantes do texto; ser proativo); 
  4. Repare nas partes destacadas do texto (Quadros; Figuras; Frases e palavras em negrito, etc. Elas são as informações mais importantes do conteúdo. Por isso foram destacadas);
  5. Marque os pontos importantes e faça anotações. (Usando marca-texto; anotações nas páginas do livro; ou use post-it; um caderno, etc.).
Caso queira aprofundar um pouco mais sobre o assunto, recomendamos ainda os seguintes materiais:
Espero que você tenha gostado de nosso conteúdo. 

Agradecemos se nos ajudar a divulgar e compartilhar esta informação!

Forte abraço e até a próxima!

Reações: 
Dicas de Estudo e Aperfeiçoamento 4908619728219665463

Postar um comentário

Página inicial item

Publicidade

Nossa página no Facebook

Recomende nosso site





Popular Posts

Sugestão de Leitura

Random Posts